sexta-feira, 6 de maio de 2011

projeto violão na escola

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/SEDUC
EEEFM “16 DE JUNHO”



COLORADO DO OESTE – RO

Projeto Pedagógico Música na Escola



1. APRESENTAÇÃO

A Música é um fenômeno universal, é difícil encontrar alguém que não goste de ouvir, cantar e dançar. A música tem papel primordial no lazer e socialização das pessoas. Ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos e exerce relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.

Destaca-se que o Projeto Música na Escola, reforça outros trabalhos e ações que estão em andamento na escola, como projetos de reciclagem e lúdico na escola, os quais têm demonstrado que a arte contribui para a concepção de relacionamento sócio-cultural dos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.



2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Promover na Escola de Ensino Fundamental e Médio 16 de Junho, espaço de educação formal, aliado ao desenvolvimento cultural, visando a formação do cidadão capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍCIFOS

- Estreitar laços de parceria entre: Escola, EMATER e FÓRUM, envolvendo pessoas físicas da escola e comunidade à fim de oferecer espaço na instituição, para aulas de violão;

- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;

- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;

- Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por comunidades distintas;

- Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso;

- Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas no município e região.



3. JUSTIFICATIVA

O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer aos jovens e adolescentes matriculados na EEEFM “16 de Junho” e comunidade atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, com o propósito de promover a auto-estima, valorizar os dons necessários à musicalização e contribuir fortemente para melhoria da disciplina. Os parceiros incrementam as ações tornando possível a solidificação de conceitos éticos, culturais embasados na construção do cidadão feliz.
4. PARCEIROS DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

O “Projeto Música na Escola” é executado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “16 de Junho” em parceria com o FÓRUM da comarca de Colorado do Oeste (que possibilitou com recursos financeiros para a aquisição dos violões) e EMATER que disponibilizou professor para ministrar as aulas de violão.

4.1 Recursos disponibilizados pela escola:

Espaço físico e recursos Humanos: alunos e profissionais da instituição.

4.2 Instrumentos necessários:

10 Violões;
5. AÇÕES DESENVOLVIDAS

O projeto está sendo desenvolvido à partir da pesquisa sobre alunos interessados em participar de aula de violão na escola, análise dos dados e elaboração de cronograma, de modo a atender a comunidade escolar.

Após esta etapa a equipe gestora buscou parceiros para desenvolver este projeto, seguindo os passos:

1º conseguir o professor de violão,

2º conseguir os violões, justificados pela localização da escola, que situa em bairro carente no qual a maioria dos alunos não tem condições econômicas para adquirirem seu próprio violão.

3º Ministrar aulas semanais com duração de uma hora aula.

O Projeto é focado na Música com características amplas, através de atividades em classe e extra-classe, sendo que nas aulas são trabalhados conteúdos integrantes do currículo escolar, enfatizando os temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, meio ambiente, vida familiar e social, sempre com ênfase na prática e de atividades lúdicas.

Os alunos envolvidos no projeto terão o compromisso de tocar violão nos momentos cívicos realizados na escola, para pais, alunos e comunidade em geral.


6 - RESULTADOS ESPERADOS

Por meio do “Projeto Música na Escola” espera-se alcançar:

• Elevação do índice no aprendizado em sala de aula, uma vez que a musica relaxa, eleva a capacidade de concentração e auto-estima dos alunos;

• Incentivar direto na produção artística e musical dos alunos envolvidos.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

                                                             8. CRONOGRAMA



Cronograma do Projeto

Atividades / Meses

fevereiro março abril maio junho julho agosto








9 - BIBLIOGRAFIA

ARROYO, MARGARETE. 2002. Música, escola e construção de políticas locais de educação musical: um estudo na cidade de Uberlândia, MG. In: Encontro Anual da ABEM. Natal. Anais... Natal (RN): ABEM, 2002. p. 466-473. Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/

AMATO, RITA DE CÁSSIA FUCCI. 2006. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. Opus, 2006, n. 12, p. 144-166. Disponível em: GOMES, SANDRO. 2008.

GREEN LUCY. 1997. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Oscar Dourado (Tradução). Revista da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM. Número 4, setembro, páginas 25-36. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista2/revista_2.pdf

SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201

SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Cinema na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1431972

SARNEY, ROSEANA. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília (DF). Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.htm


GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/SEDUC
EEEF e MÉDIO 16 DE JUNHO
No dia 02 de março de 2011, teve inicio o curso de violão na EEEFM “16 de Junho”, que contou com a parceria do FORUM de Colorado do Oeste o qual disponibilizou recursos financeiros, os quais somados a contra partida da escola perfez um saldo suficiente para adquirir vários violões.

A EMATER/Colorado disponibilizou o professor Luiz Mauro para ministrar as aulas semanais nas dependências da escola 16 de Junho.

Após atendida a demanda de cursistas da escola, foi aberto vagas para a comunidade local.

A abertura do curso contou com a participação de alunos, ex-alunos, pais de alunos, professores da escola.

A partir de 09/05/2011 a escola colocou em prática cronograma com horários diferenciados em três turnos, em dias diferenciados para melhor atender os alunos conforme a seguinte tabela:





HORÁRIO DAS AULAS DE VIOLÃO – PROFESSOR LUIZ MAURO











ALUNO TREINANDO EM CASA












Um comentário:

  1. Parabéns!!!!!!!!!!!é maravilhoso ver projetos assim acontecendo nas escolas públicas.
    Fica o meu agradecimento a toda equipe por fazer coisas tão úteis para a comunidade.
    Prof Gildete

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...