terça-feira, 10 de maio de 2011

projeto retrato descritivo

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SEDUC- SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
E.E.E.F .M 16 DE JUNHO





RETRATO DESCRITIVO




Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, fazer a descrição física ou psicológica de si próprio, ou dos colegas da sala, os ajudará a perceber a características individuais.




COLORADO 2011

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA- EEEFM 16 de Junho
ENDEREÇO- Avenida Rio Madeira 4870 email-eeef16dejunho@gmail.com
Blog http://escola16dejunhocolorado.blogspot.com/
AUTOR DO PROJETO- Professora Irene Neves
EXECUTORES DO PROJETO- Professores Irene e Raquel E Valdecira
PARCERIAS- Coordenação da TV escola.
PUBLICO ALVO Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da EEEFM 16 de Junho
AREA DE CONHECIMENTO –Arte e Língua Portuguesa
JUSTIFICATIVA
Ao realizar a descrição física ou psicológica do colegas, os alunos estarão tendo a oportunidade de resolver alguns problemas de identidade, típico da adolescência, fase pelas quais se encontram os alunos do 8º ano da escola 16 de Junho. Assim eles terão a oportunidade de valorizar os aspectos positivos dos mesmos, elevando assim a auto estima e conseqüentemente a melhoria das notas escolares.

OBJETIVO GERAL
Perceber que o auto-retrato é uma expressão tanto da aparência física quanto psicológica da pessoa, onde é retratado aquilo que ela acredita demarcar mais a sua personalidade
Objetivos específicos:
Valorizar as individualidades e potencialidades dos alunos.
Desenvolver um olhar pessoal sobre a história individual de cada aluno.
Construir um auto-retrato repleto de elementos representativos da identidade pessoal de cada aluno
Construir um álbum descritivo dos alunos.

METODOLOGIA

O professor de arte introduzirá o tema, utilizando a mídia Auto-retrato TV escola-10, depois solicitará aos alunos que façam o auto-retrato.
Na aula de língua portuguesa, a professora deverá dividir a sala em trios de alunos . Em seguida distribuirá sulfite e solicitara aos alunos que façam a descição física ou psicológica dos alunos. É importante que neste texto o aluno não coloque seu nome, somente um pseudônimo. Em seguida, o professor recolherá os textos e os distribuirá aleatoriamente. Os textos serão lidos em voz alta pelos alunos e todos tentarão descobrir sobre qual colega cada texto se refere. (se preferir, essa leitura pode ser feita pelo professor) Ao final da atividade, o professor conversará com os alunos sobre Identidade, deixando claro que cada indivíduo tem a liberdade de escolher quais características que melhor o identificam.
No final os textos serão recolhidos e anexado ao álbum descritivo da turma.
AVALIAÇÃO

Através do interesse e participação dos alunos


Referências bibliográficas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25326



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...