quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Projeto trânsito 2012





































































GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/SEDUC
E.E.E.F.M. 16 de Junho

PROJETO SEMANA DA CIDADANIA
RESPEITANDO a vida - educando para o trãnsito


A Legislação mostra o caminho. A Educação
ensina a andar por ele.




COLORADO DO OESTE – RO
2012

I- identificação da equipe pedagógica


Escola estadual de ensino fundamental 16 junho
avenida rio madeira nº 4870
fone= 0693412715 email: eeefm16dejunho@hotmail.com
c.g.c= 84.119/0001-09
nº de alunos: 366




diretora=Cleonice Adriana SCHMITZ
VICE-DIRETORA= Sandra Inês BURGEL
secretaria= odair josé SOARES BORGES
supervisora= VALDECIRA APARECIDA da Silva Moreira
orientação= Valdinéia Honorato REIS





PROJETO SEMANA DA CIDADANIA
RESPEITANDO a vida - educando para o trãnsito






COLORADO DO OESTE
2012

II-Apresentação


A EEEF 16 de Junho situa-se na Avenida Rio Madeira esquina com a Rua Tupinambás, em Colorado do Oeste e atendeu 366 alunos no ano de 2011.
Sua clientela, os alunos, faz uso das vias públicas, ruas e avenidas, para se deslocar de sua casa até a escola e de volta, da escola para a sua casa.
Para isso usam carros particulares, bicicletas, ou vem á pé, tornando o cruzamento de vias um grande perigo para as crianças que, muitas vezes, parecem desatentas ao transitarem pelas ruas e avenidas.
Assim sendo, este projeto pretende atender às necessidades da escola e da lei que inclui o trânsito como um dos "temas transversais" a ser trabalhado na escola, com as orientações básicas em relação ao trânsito de forma interdisciplinar e buscando parcerias para a realização do projetoRespeitando a vida - educando para o trânsito.
.

IIIJUSTIFICATIVA
O trânsito, seja ele de que natureza for, é regido pelo Código de Trânsito BrasileiroLei 9.503, em vigor desde 21.01.1998. Capítulo VI DO CTB: da educação para o trânsito garante em seu Art. 76.A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, e graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Assim sendo, a E.E.E.F.M. 16 de Junho vêm procurar parceria para o desenvolvimento de ações que visem à educação para o trânsito, na referida escola e por acreditar que:a Legislação impõe normas, a Educação explica-as, cremos que uma educação em parceria resulta em uma sociedade consciente e cumpridora dos direitos e deveres.
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, a sociedade muda.(Paulo Freire)



IV objetivoS

GERAL


Orientar alunos e comunidade, através de atividades interdisciplinares e articular ações junto à comunidade escolar, que visem entender o trânsito como atividade essencial, através da conscientização dos condutores e pedestres, crianças, adolescentes, comunidade local para o comportamento adequado no trânsito.




objetivos especificos

- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

- Disponibilizar aos alunos informações sobre leis, faixas, como andar correto em uma cidade, leis que garantem a nossa participação em meio à sociedade;
-Mostrar aos alunos por meio de vídeos e palestras a necessidade dos cuidados com o trânsito.
-Utilizar os vídeos disponibilizados pela REN/SEDUC sobre educação para o trânsito.
-Preservar a vida por meio de orientação para o trânsito.
-Formar cidadão críticos e conscientes sobre a necessidade dos cuidados no trânsito;
-Promover mudanças de comportamento nos alunos e comunidade em relação ao Trânsito;
-Conscientizar a população sobre a necessidade de cobrar das autoridades competentes uma boa sinalização de trânsito.
V - METODOLOGIA

Trabalhar no primeiro bimestre do ano letivo de 2012, de forma interdisciplinar com o tema trânsito, envolvendo do ao ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 16 de Junho.
- Confecção de murais, com orientação para o transito;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras de convivência existentes na escola;
- Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
- Promover debates em grupos de alunos;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
- Entrevista com agentes de trânsito
- Realizar seminários com o tema em pauta;
- Promover abaixo assinado para a implantação de sinalização e quebra-mola no cruzamento das ruas próximas a escola, especialmente a Avenida Rio Madeira e a Rua Tupinambás;
-Promover concursos de poesias, músicas, desenhos, exercícios avaliativos, maquetes sobre trânsito.
- Realizar análise e interpretação de textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Trabalhar noções de distância, altura, velocidade de aproximação e afastamento como medida de segurança ao transitar pelas ruas;
- Criar pequenas vinhetas com o tema do projeto, para que sejam apresentadas aos pais, por meio do programa Audacity e também publicadas na Rádio Comunitária, como forma de conscientizar a Comunidade Local sobre o tema discutido.
- Realizar, juntamente com os professores, por meio de critérios a serem definidos, os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o bimestre, para que sejam premiados em cerimônia especial, juntamente com os pais e comunidade local.
- Levar os alunos para apresentar os melhores trabalhos na Rádio Comunitária do bairro, por meio de pequenas palestras de conscientização referente ao trânsito.

TRABALHO DE FORMA INTERDISCIPLINAR DE ACORDO COM O CURRÍCULO:
Artes: Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis - ao ANO)
- Ciências/Educação Física: Primeiros socorros, lateralidade; vídeos sobre acidentes no trânsito - ao ano.
- Geografia/História: O trânsito urbano e rural, as grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres, abrangendo todas as turmas.
- Filosofia - Pesquisa no Laboratório de informática sobre as formas de evitar acidentes e confecção de mural - ao ano.
Educação Religiosa - Promover abaixo assinado cobrando a sinalização do cruzamento entre a Avenida Rio Madeira e a Rua Tupinambás, espaço de risco e onde têm acontecido muitos acidentes graves.
- Física/Matemática: desenho geométrico, estatística, velocidade de afastamento e aproximação, altura, deslocamento.
- Português/LEM: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, seminários, vídeos.
Promover um dia de palestra para a comunidade local, com apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante o bimestre de 2012. Entrega de premiação das seguintes categorias: paródia, poesia, música, vinhetas, jogral, apresentação de seminários, trabalho de pesquisa, produção de texto, desenho, maquetes, frase do mural, etc. com o objetivo de estimular na Comunidade Local, discussões acerca do crescente fluxo de trânsito, tendo em vista o asfaltamento da Avenida Rio Madeira e especialmente da Rua Tupinambás, com a finalidade de conscientizar essa Comunidade da necessidade de maiores cuidados ao trafegar por esses locais.


VI - RESULTADO ESPERADO

Que o comportamento na rua seja discutido/comentado em sala de aula, pois os alunos aprenderão a construir as regras nas salas de aula, cobrando o cumprimento delas pelos colegas.
Que os alunos passem a questionar o comportamento dos pais no trânsito, interferindo na comunidade, aprendendo a realizar os comandos educativos e a cobrarem das autoridades soluções para os problemas da cidade.
Que a comunidade também passe a declarar que a educação no trânsito é importantíssima e aprenda a observar as mudanças no comportamento dos alunos.
Que haja uma mudança cultural no uso e um entendimento de que a consciência social é o caminho que promove mudanças por meio da educação.



VII - RECURSOS

- Humanos: alunos, professores, pais, parceiros, profissionais do trânsito, comunidade.

- Materiais disponibilizados pela escola: gravuras, vídeos, mídias, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, data show, computador, internet, etc.


RECURSOS MATERIAIS A ADQUIRIR

Materiais para a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos alunos:
- Celular R$ 350,00
- 06 camisetas com o título do ProjetoR$ 177,30
- 03 bolas de futsal R$ 195,00
- 08 pren drives R$ 240.00
-Troféus e medalhas R$ 250,00
Total da premiação: R$ 1.212,30


PARCERIAS

- Caixa Econômica Federal – Projeto Social;
- Comerciantes Locais;
- Rádio Comunitária 105,9 FM;
- DETRAN;


VII-AVALIAÇÃO

Observação da participação, interesse e entusiasmo:
- Resolução de dúvidas;
- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção dos materiais;
- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito na dependência da Unidade Escolar;
- Observação das mudanças comportamentais;


VII-CRONOGRAMA

- 31/01/2012 - apresentação do projeto aos professores;
- 01/02 até 18/04/12 - Preparação e desenvolvimento das ações propostas.
- 26/04/12Palestra e apresentação das atividades aos pais.


VIII bibliografia

Www.tecnodataeducacional.com.bracesso realizado em 10/01/2012
celso@tecnodataeducacional.com.brcontato realizado em 10/01/2012
Blog - Trânsito: Educação e Cidadania – acesso realizado em 12/01/2012
http://transitoeducacao.blogspot.comacesso realizado em 12/01/2012
educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ - acesso realizado em 10/01/2012
www.educacaoetransito.com.br/ - acesso realizado em 10/01/2012
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493 - acesso realizado em 10/01/2012
www.vivamais.rs.gov.br/upload/artigo/artigo5.pdf - acesso realizado em 10/01/2012
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/zac_edutrans.pdf - acesso realizado em 10/01/2012.
ANEXOS-
PREMIAÇÃO PARA SEMANA DO TRÂNSITO
POESIA-(PRODUÇÃO+DICÇÃO) 1º LUGAR –BOLA
POESIA-(PRODUÇÃO+DICÇÃO) 2º LUGAR –PENDRIVE
POESIA-(PRODUÇÃO+DICÇÃO) 3º LUGAR -MEDALHA

POESIA-DICÇÃO 1º LUGAR –MEDALHA
POESIA-DICÇÃO 2º LUGAR –MEDALHA
POESIA-DICÇÃO 3º LUGAR -MEDALHA

DESENHO-1ºLUGAR –BOLA
DESENHO 2º LUGAR –PENDRIVE
DESENHO 3º LUGAR-TROFÉU
DESENHO 4º LUGAR-MEDALHA

PRODUÇÃO DE TEXTO-1º LUGAR -CELULAR
PRODUÇÃO DE TEXTO- 2º LUGAR -PENDRIVE
PRODUÇÃO DE TEXTO- 3º LUGAR-CAMISETA
PRODUÇÃO DE TEXTO-4º LUGAR-MEDALHA

PARÓDIA INÉDITA + INTERPRETAÇÃO- 1º LUGAR- TROFÉU +MEDALHA
PARÓDIAINTERPRETAÇÃO- 2º LUGAR- TROFÉU

PARÓDIAINTERPRETAÇÃO- 1º LUGAR- TROFÉU +MEDALHA

PARÓDIA INDIVIDUAL – 1º LUGAR – BOLA
PARÓDIA INDIVIDUAL – 2º LUGAR – PENDRIVE
PARÓDIA INDIVIDUAL – 1º LUGAR –CAMISETA

GRAVAÇÃO DE JINGO, SPOT, VINHETAS- 1º LUGAR MEDALHA
GRAVAÇÃO DE JINGO, SPOT, VINHETAS- 2º LUGAR MEDALHA
GRAVAÇÃO DE JINGO, SPOT, VINHETAS- 3º LUGAR MEDALHA

TEATRO- 1º LUGAR- MEDALHA
TEATRO- 2º LUGAR- MEDALHA
TEATRO- 3º LUGAR- MEDALHA

PALESTRA – 1º LUGAR- MEDALHA
PALESTRA – 2º LUGAR- MEDALHA
PALESTRA – 3º LUGAR- MEDALHA





CORRIDA MASC. (1º AO 5ºANO) 1º LUGAR- PENDRIVE
CORRIDA MASC. (1º AO 5ºANO) 2º LUGAR- CAMISETA
CORRIDA MASC. (1º AO 5ºANO) 3º LUGAR- MEDALHA
CORRIDA MASC. (1º AO 5ºANO) 4º LUGAR- MEDALHA

CORRIDA FEM . (1º AO 5ºANO) 1º LUGAR- PENDRIVE
CORRIDA FEM. (1º AO 5ºANO) 2º LUGAR- CAMISETA
CORRIDA FEM. (1º AO 5ºANO) 3º LUGAR- MEDALHA
CORRIDA FEM. (1º AO 5ºANO) 4º LUGAR- MEDALHA


CORRIDA MASC. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 1º LUGAR- PENDRIVE
CORRIDA MASC. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 2º LUGAR- CAMISETA
CORRIDA MASC. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 3º LUGAR- MEDALHA
CORRIDA MASC. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 4º LUGAR- MEDALHA

CORRIDA FEM . (6º AO 1ºANO MÉDIO) 1º LUGAR- PENDRIVE
CORRIDA FEM. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 2º LUGAR- CAMISETA
CORRIDA FEM. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 3º LUGAR- MEDALHA
CORRIDA FEM. (6º AO 1ºANO MÉDIO) 4º LUGAR- MEDALHA



DATA
CORRIDA QUINTA FEIRA DIA 05/04 AS 16:15 HORAS
DESENHO- até terça feira 03/04/2012
PRODUÇÃO DE TEXTO- até quarta feira DIA 04/04/2012
PARÓDIA- e Poesia quinta feira período matutino -05/04/2012
GRAVAÇÃO DE JINGO, SPOT, VINHETAS- segunda feira dia 02/04/2012


As produções de texto serão realizadas em cada turma no período de aula de língua portuguesa
Os desenhos serão realizados nas aulas de arte





COLORADO DO OESTE-RONÔNIA
CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO- SEMANA DA CIDADANIA
E.E.E.F.M 16 DE JUNHO

A Segurança no Trânsito
Eu vou lhe sugerir algumas dicas, sempre que for atravessar a rua, olhe para os dois lados e se tiver semáforo ou faixa de pedestre, sempre atravesse por ela, pois assim terás mais segurança.
Lembre-se nunca atravesse uma rua correndo, pois poderá se atrapalhar e cair, e um carro, ou moto poderá te atropelar.
Sempre saia pela porta direita do carro, assim evitará acidentes com carros que estiver passando na rua. Cuide-se, sua vida é importante.
Autor- Rodrigo ano-A
Professora Rosilene

COLORADO DO OESTE-RONÔNIA
CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO- SEMANA DA CIDADANIA
E.E.E.F.M 16 DE JUNHO

Os Carros
Alguns carros entram na contra mão, por isso de vez em quando acontecem acidentes, algumas pessoas morrem, outras não, os acidentes de trânsito, não escolhem idade, o trânsito é perigoso para velhos,adultos e crianças.
As crianças devem sempre andar segurando nas mãos de uma pessoa mais velha, as crianças pequenas, só devem sair na rua se estiver segurando as mãos da mãe.
Autor- Rita ano B
Professora Claudia

COLORADO DO OESTE-RONÔNIA
CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO- SEMANA DA CIDADANIA
E.E.E.F.M 16 DE JUNHO

Lições Sobre o Trânsito
Um dia Pedro saiu com seu pai, Juca. Ele disse que ia usar o passeio para ensinar as regras do trânsito.
Pedro feliz perguntou:
-Pai, para que serve esta placa?
-Serve para os motoristas pararem os carros e motos.
Pedro se encantou com o semáforo e perguntou:
-Pai, o que é isso?
Seu pai respondeu:
-Cada cor- tem um significado diferente, o vermelho significa que os carros devem parar, o amarelo atenção e o verde passe.
Pai e filhos se divertiram muito e também aprenderam com este passeio, Pedro ao chegar em casa foi correndo contar as novidades para a mamãe dele.
Aluna Letícia- 4º ano C
Professora Iraci


Juca e Sueli aprendendo sobre o trânsito
Num belo dia, Sueli encontrou seu amigo Juca.
-Ola amigo!
-Ola!
-Você sabia que você faz parte do trânsito, como pedestre, ciclista ou motorista, por isso la na escola 16 de Junho esta tendo a semana do trânsito, a professora falou que todos precisamos aprender as leis.
Precisamos contar o que aprendemos para o papai, mamãe e coleguinhas, coisas simples que podem salvar uma vida.
Se for andar de carro usar sempre o cinto de segurança, se for criança pequena não sair na rua sem a companhia de um adulto, criança pode andar de moto depois de 7 anos .a professora falou varias coisas, vou olhar no meu caderno e depois te conto as outras coisas ta.
-Então tá, vou te esperar e juntos vamos salvar vidas.
Autora Aline C- Professora Iraci

O Transito
Muitos acidentes são causados por irresponsabilidade dos pedestres outros dos motoristas, ou ainda falha mecânica.
Já presenciei absurdos como motoristas dirigindo e falando ao celular, outros parem analfabetos visualizam a placa que diz : velocidade máxima permitida 40 km/h, só que andam a 80 ou até 100 km/h.
Mas o que parece difícil de acreditar é o que vi nas estatísticas, grande parte ou maioria dos acidentes acontecem próximos da casas dos motoristas, a pressa, a saudade de casa, o cansaço são os grandes vilões da história.
Alguns pedestres andam com tamanha desconcentração, que acreditam que a rua é deles, atravessam sem olhar para os lados.
Minha mensagem é para todos: pedestres, motoristas, ciclistas , para se ter uma vida longa e feliz, preste atenção no que estão fazendo! Acidentes no trânsito pode ferir ou matar qualquer pessoa, a vitima poderá ser alguém que amamos, ou nós mesmos.
Aluna Mayara 9º ano
Professora Irene

Uma dica sobre o transito
Numa cidade grande chamada de Jader, dois meninos moravam no bairro Ipiranga. Um era o Vitor e o outro Carlos eles iam para a escola todos os dias, Vitor dizia:
- Carlos você tem que andar do lado contrario dos veículos.
-Que nada, tem ir à direita
-Você não o veiculo, se não for do lado esquerdo você pode sofrer acidentes.
-A Vitor que nada!
- Bom Carlos você não pode brincar nas calçadas nem nas ruas, é muito bom brincar, mas em lugar que não são perigosos.
-O bom é brincar em lugares seguros.
-Sim Vitor, entendi, que não devo ficar fazendo palhaçadas.
-Sim você entendeu!
outra vez eu tentei subir em um caminhão andando, quase cai, nunca mais faço isso!
-Então você aprendeu né? No transito respeitamos placas e regrinhas, e temos que ficar atentos se não podemos sofrer graves acidentes.
Porém o transito serve para nós nos locomovermos facilitando nossa vida.
-Que legal estamos chagando na escola, vamos estudar bastante, essa semana o tema é sobre o transito.
Vitoria Pinto de Assumpção. B- Professora Tatiana Avelar

Os Perigos no Transito
Em muitos casos quando falamos em transito, a maioria das pessoas riem, e fazem piadinhas, que maior parte dessas piadinhas basicamente se torna realidade.
Nos dias atuais, na nossa sociedade, existem pessoas que abusam de veículos como por exemplo um grupo de marginais, usaram umaVamcheia de crianças para roubar um caixa eletrônico em São Paulo. Neste caso Colorado do Oeste está calmo, mais falta muitas melhorias para se dizer que essa e a cidade perfeita, os pedestres no trânsito quase não tem espaço, para circularem, os ciclistas por outro lado andam nas ruas, junto com os carro e motos e que tornam sua passagem mais rápida e perigosa. Por passarem junto com os carro cometem imprudências, envolvendo ciclistas e motociclistas em grandes acidentes causando até morte.
Em batidas envolvendo carros, caminhões e carretas a maior conseqüência sempre foi o álcool, que até hoje é a principal causa de morte envolvendo veículos de todo o mundo.
Mais precisamos mudar isso é só não beber, quando for dirigi, respeitar sinais de transito, não atender ou fazer ligações quando dirigir. Não se maquiar, não usar fones de ouvidos, não realizar ultrapassagens perigosas com cuidados básicos pode se evitar acidentes.
Gabriele de Oliveira, 7ºB Irene

O Trânsito Genial

Para termos um trânsito genial devemos ter muita atenção, ao atravessar a rua devemos olhar para um lado e para o outro. Muita gente pensa que a rua é só dele, mas a rua é para os pedestres, motoristas e ciclistas.
Se você for passear de carro com a mamãe e com o papai, se tiver menos de dez anos, sente-se no banco de trás e coloque o cinto para ter mais segurança, se você não gosta de cinto, vai ter que aprender a gostar porque é seu dever colocá-lo.
Se tiver semáforo na sua cidade fique sabendo que o sinal vermelho indica que os pedestres podem passar, o amarelo indica atenção e o verde que os carros estão liberados pra passar. Se não houver semáforo, mesmo assim preste atenção. Se estiver a pé, sempre ande na calçada.
A bebida não combina com direção e se voltar de um bar ou de qualquer lugar que tenha bebido, não dirija. Obedeça as leis de trânsito!
Se todos obedecerem às regras, certamente haverá trânsito mais seguro.

EDNIZE MARCELA 5º A 02/04/2012
Prof.ª ROSILENE


OS PERIGOS NO TRÂNSITO

O trânsito é muito perigoso, nele acontecem muitos acidentes. Há muitos motoristas que não respeitam as regras, andam em alta velocidade, bêbados, falando ao celular, desrespeitam as placas, provocando acidentes. Muitas pessoas não percebem o mal que causam aos outras.
Alguns morrem, outros ficam paralíticos, outros impedidos de se movimentar, isso porque muitos motoristas não têm consciência, não demonstram amor por si e pelos outros. Há os que não usam cinto de segurança e também os que dirigem sem carteira de habilitação.
Penso que todos tem a obrigação de respeitar as regras de trânsito principalmente no que diz respeito a usar o cinto de segurança e não dirigir alcoolizado;




SHILREIY COELHO A 28/03/2012
Prof.ª IRENE

TRÂNSITO

Há vários acidentes, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. A maioria dos acidentes ocorre por falta de atenção de pedestres e motoristas.
A maioria dos imprevistos acontecesse por causa de bebidas alcoólicas. Os motoristas perdem o controle e acabam se envolvendo em acidentes que em muitos casos custam a própria vida e também a de outras pessoas.
A elevada velocidade é outro fator gerador de acidentes. Os motoristas em alta velocidade, muitas vezes não conseguem frear ou fazer curvas e acabam batendo, capotando, e assim por diante.
Os acidentes não são frutos apenas da imprudência de motoristas, eles acontecem também por problemas mecânicos e também por imprudência de pedestres. Muitas crianças e idosos são atropelados, por desatenção, ao andar por ruas movimentadas.
É preciso observar as regras, as placas, os sinalizadores. Ou seja, alem da necessidade da cidade ser bem sinalizada, é preciso que todos as obedeçam.
Devemos sempre estar atentos e esperar a hora certa para atravessar a rua; olhar para todos os lados; usar cinto de segurança; cadeirinhas para as crianças – no banco de trás, respeitar as sinalizações e regras em geral, assim evitaremos muitos acidentes e teremos uma melhoria visível na circulação pelas vias públicas.




DAIANE PAULO A 31/03/2012
Prof.ª IRENE



O PERIGO DO TRÂNSITO

Na saída da escola muitos alunos ficam na rua. Os pais ficam muito preocupados. Muitos deles pedem que próximo à escola seja construído lombadas.
É grande o risco dos alunos serem atropelados, na entrada ou saída da escola. Há também pais desatentos que deixam seus filhos pequenos na rua.
Nas proximidades da escola 16 de Junho/Colorado, quase todos os meses acontece acidente, certamente se houvesse lombadas, muitos deles seriam evitados.
Próximo a minha casa, colocaram duas placas de ‘PARE’ mas por falta de consciência de populares, uma delas já está no chão. Aqui em Colorado, muitos motoristas de carro e moto, desrespeitam a sinalização, andam em alta velocidade, muitas vezes alcoolizados, com menores sem cinto, sem capacete, sem cadeirinha, resultando em frequentes acidentes e muita dor de cabeça para conseguir recuperar danos pessoais e materiais.
A campanha de respeito ao transito promovida pela escola 16 de Junho, veio na hora certa.


BRENDA GARCIA A 31/03/2012
Prof.ª IRENE



OS PERIGOS NO TRÂNSITO


No trânsito do Brasil acontecem vários acidentes envolvendo motoristas de veículos, ciclistas e pedestres, em decorrência de bebida alcoólica, alta velocidade, falta de habilitação e assim por diante.
Os meios de comunicação alertam sobre as riscos causados por motoristas bêbados. Muitas famílias sofrem pela perca de familiares “colhidos” antes da hora por acidentes no trânsito ou por deficiências causadas pelo mesmo mal.
Motoristas que falam ao celular enquanto dirigem também tem sido causa de muitos acidentes.
A alta velocidade e bebida parece ser as campeãs no que diz respeito a acidentes no trânsito. Muitos motoristas não pensam nas consequências de suas imprudências, pensam que acidentes não acontecem com eles.
Em muitas vias públicas os “matos” e construções irregulares dificultam a visualização e também acabam sendo motivos de acidentes.
É preciso conscientizar quanto aos riscos e preveni-los.



RAIANE FREITAS B 31/03/2012
Prof.ª IRENE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...