quarta-feira, 7 de novembro de 2012

INICIO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM COLORADO SÃO CONTEMPLADOS COM PROGRAMA "MAIS EDUCAÇÃO"
Publicado por Redacao em 06/11/2012 (

Pelo projeto, os estudantes desenvolvem ativudades extracurriculares no contraturno das aulas regulares.

Cerca de 150 alunos da Escola Estadual 16 de Junho, em Colorado do Oeste, iniciaram uma nova experiência educacional. Foram contemplados com a educação em tempo integral, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal. A abertura e a aula inaugural foram realizadas na tarde da quinta-feira, 1°. Além dos alunos do turno, também participaram da solenidade os do período matutino, os monitores dos cursos, funcionários e equipe gestora.

Com a adesão ao programa, os alunos beneficiados participam de atividades extracurriculares no contraturno das aulas regulares em seis opções de oficinas: letramento – que consiste em desenvolver a leitura e escrita a partir de exercícios utilizando a literatura e os gêneros textuais; comunicação – criação da rádio-escola; matemática; judô; futsal e pintura.

Depois das aulas da manhã, que terminam às 11h15, os alunos do programa permanecem na escola até as 15h. Os estudantes do turno vespertino entram às 9h45 e ficam até as 17h15. Neste período, além das aulas normais, descansam, almoçam, e por duas horas participam dos projetos que visam melhorar o ambiente escolar e os índices de qualidade do ensino, como o Ideb, por exemplo.

O vigilante Manuel Lima Ribeiro é um dos monitores. Formado em Letras e com especialização na área, está ministrando as oficinas de letramento. Para ele, o curso vai estimular os alunos a aproximarem-se mais do mundo da leitura. “Com isso, pretendo ajudá-los a descobrir que mais importante do que apenas ler é saber interpretar as informações e conhecimento de mundo repassados pelos vários tipos de textos.”

“Em vez de ficar ociosa, agora tenho o que fazer pela manhã. E sei que vou aprender coisas novas nos cursos, ensinamentos que certamente serão importantes para o meu futuro”, disse a estudante do 8° ano do ensino fundamental Kamila Oliveira, de 14 anos, no primeiro dia de oficinas.

Conforme a diretora Cleonice Adriana Schmitz explicou, a escola aderiu ao Mais Educação por duas razões: 90% da comunidade escolar tem perfil socioeconômico de família de baixa renda e o rendimento dos alunos havia baixado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 em relação ao de 2007. Contudo, já no Ideb do ano passado a escola voltou a subir. Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5° ano) superou a meta de alcançar 4,7: foi de 4,5 em 2009 para 5,3. Nos anos finais (6° ao 9° ano) elevou o índice de 3,5 em 2009 para 3,9 em 2011. A meta era chegar a 3,7.

“Não temos a pretensão de mudar completamente a rotina dos nossos alunos, mas estamos trabalhando para proporcionar a eles oportunidades que possam melhorar suas expectativas de vida. A maioria deles é de família beneficiária de programas sociais como o Bolsa Família. Por isso, essas novas atividades educacionais, culturais e esportivas, incluindo o almoço na escola, podem evitar a aproximação dessas crianças e adolescentes com a criminalidade”, disse a diretora.

Ainda em Colorado, seguindo as diretrizes do Governo da Cooperação através da secretária da Educação, professora Isabel Luz, outras duas escolas também aderiram ao projeto de expansão do Programa Mais Educação para 2012: a Paulo de Assis Ribeiro e a Julieta Vilela Veloso. Ambas começaram a receber os recursos no mês passado, mas iniciarão as aulas em tempo integral somente no início do ano letivo de 2013.

Os recursos para ajuda de custo aos monitores e compra de materiais de consumo e de apoio para o projeto advêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são recebidos na escola por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

FONTE/TEXTO/FOTOS - ASCOM/SEDUC/JOVINO LOBAZ

Disponivel em: 


 

Um comentário:

  1. Sua escola precisa de kits do mais educação? Entre em contato!!!

    Entre em contato e deixe seu telefone fixo que retornaremos imediatamente.

    para mais materiais visite o site www.ludicodistribuidora.com.br
    Temos vários kits do mais educação!
    Kit de matemática - Kit de letramento
    Kit de ciências -Kit de capoeira
    História e Geografia
    Kit de teatro –
    Kit de recreação e lazer (brinquedoteca)
    Kit História e Geografia
    Entre outros!!!







    Atenciosamente

    Antonio Carlos Camargo.
    Departamento Comercial.

    LÚDICO DISTRIBUIDORA
    Materiais Pedagógicos e Educativos
    HM NARDELLI - ME
    CNPJ: 10.291.595/0001-35 - I.E. 90457799-52
    END: RUA ABEL BATISTA DE FREITAS, 218 - CEP: 85903-421 - BAIRRO: COOPAGRO - CIDADE: TOLEDO - PR
    TELEFONES: 045 3054 7480 - 045 9978 7531 - EMAIL/MSN: vendas@ludicodistribuidora.com.br
    SKYPE: antonio.ludicodistribuidora - SITE: www.ludicodistribuidora.com.br
    Nosso lema; Se não puder chegar na hora, chegue antes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...