terça-feira, 6 de setembro de 2011

Projeto Folclore- 5º ano professora Claudélia


ESCOLA 16 DE JUNHO
PROFESSORA CLAUDELIA
SERIE 5º ANO B
PROJETO FOLCLORE



E.E.F. M 16 de Junho
Alunos Atendidos: 4ª Série do 5ª ano
Duração: 30 dias
Período: de 1º a 31 de agosto / 2011.

Introdução

Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura.
Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade.
O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural, seu folclore é riquíssimo.
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.Toda pessoa é um produtor de cultura e, portanto, um portador de folclore.

II – Objetivos:

Ø Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular
Ø Reconhecer e divulgar a importância do Folclore
Ø Estimular e desenvolver a imaginação e criação
Ø Desenvolver o habito de pesquisa
Ø Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança
Ø Valorizar a cultura popular.

III - Desenvolvimento:

Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos.
Ø Caça-palavras
Ø Poesia
Ø Pesquisas
Ø Atividades matemáticas
Ø Atividades com Receitas
Ø Confecção de cartazes
Ø Atividades ortográficas e gramaticais
Ø Produção de texto
Ø Dramatização
Ø Musicas
Ø Brincadeiras
Ø Artesanato
IV-Justificativa
O tema escolhido, Projeto Folclore, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Artística.
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é conhecimento popular.
A manifestação da cultura de um povo seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais os enriqueceram com novos hábitos criados após a Carta do Folclore.
O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
O folclore é o meio que o povo simples tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História.

































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...