COMBATE A INDISCIPLINA NA ESCOLA 1º SEMESTRE - 2012
AÇÕES REALIZADAS ATÉ O MOMENTO:
A escola 16 de junho vem desenvolvendo varias ações de combate ao bullyin entre elas:
No dia 10/04 reunião entre os professores e equipe técnica , pedagógica e administrativa para detectarem os maiores problemas em relação a aprendizagem os alunos, nesta reunião foi relatado as dificuldades em relação a indisciplina dos alunos e sugerido medidas tais como: reunião com os pais dos alunos indisciplinados e visitas nas salas de aulas pela equipe gestora, relatório dos alunos feitos pelos professores e encaminhamento do mesmo para o conselho tutelar.
No dia 13/04/2012- reunião entre equipe gestora, professores e pais de alunos indisciplinados ( no período noturno) para juntos encontrarem soluções para este problema.
No dia 19/04/2012. Foi realizado uma palestra com os alunos sobre indisciplina escolar, nesta palestra participaram: professora Angela Marta, supervisora Valdecira Aparecida da Silva, orientadora Valdinéia Honorato Reis, utilizando um texto baixado da internet, no endereço: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-indisciplina-no-contexto-escolar-intervencao-psicopedagogica-5328079.html, onde se procurou identificar as possíveis causas da indisciplina escolar.
No dia 20/04/2012, foi realizado um grupo de estudo sobre indisciplina com os professores da turma usando o texto retirado da internet: no endereço eletrônico:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplina-autoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml
Foram discutidos em equipe os temas: Indisciplina, como se resolve?Equilibrar de maneira justa sua reação a um problema, Conquistar autoridade com o saber e o respeito ao aluno. Ter como objetivo construir um ambiente cooperativo. Agir na hora certa e sempre manter a calma; ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba.
No dia 27/04/2012. Foi marcado um horário no LIE, onde foi criado a webquest no endereço eletrônico:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=10693&id_pagina=3, onde foi sugerido aos alunos que pesquisassem os endereçohttp://crescendoemsabedoria.blogspot.com.br/2009/06/o-que-causa-os-problemas-da.html
http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1060&Itemid=62#myGallery1-picture%282%29
http://www.colegioimpactofloriano.com.br/site/noticias/2-ultimas/16-bullying-quais-as-consequencias.html
http://sites.google.com/site/bullyingemportugal/Home/consequencias-do-bullying
No dia 03/05 foi levado um grupo de 7 alunos indisciplinados ao LIE, onde após leitura dos textos foi realizado uma sabatina, os alunos fizeram exposição oral sobre o que entenderam dos textos, as professoras Angela e Valdecira, instigaram os alunos a perceberem que a indisciplina não leva a lugar algum.
No dia 08/05/2012.Usando a internet, foi baixado os vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=NJmtLlYA4RU- Depoimento de um Viciado, no qual usando a música: Depoimento de Um Viciado dos Racionais Mc's, para mostrar aos alunos que a indisciplina pode levar a conseqüências terríveis, foi relatado aos alunos exemplos de alunos que começaram com indisciplina e hoje estão presos ou mortos, os alunos citaram nome de alguns colegas nestas situações e manifestaram o desejo de não serem mais indisciplinados. Depois foi exibido o video: superação , no qual foi realizado o Download no endereço eletrônico http://www.youtube .com/watch?v=uTUx7eALObI. os vídeos foram exibidos na tv escola, utilizando TV e o Vídeo, pois assim a imagem fica mais nítida. As professoras presentes relataram algumas experiências contadas no vídeo do Gabriel Chalita, coisas que pareciam besteiras, mas que mudaram a vida de algumas pessoas para sempre, como brincadeiras aparentemente inocentes podem ter significados tão fortes na vida das pessoas.
No dia 10 de maio nas aulas de língua portuguesa os alunos assistiram o vídeo Escritores da liberdade no filme O respeito e autoconfiança é resgatado, a Senhora G como os alunos a chamam, apresenta uma nova realidade possível de transformação como aponta Paulo Freire em sua obra Pedagogia do Oprimido, os alunos saem da condição de marginalidade de oprimidos e iniciam no campo das possibilidades, ao lutarem pelos seus ideais, pelas suas conquistas ao enfrentarem os obstáculos, não mais com a violência, mais com o conhecimento.
No dia 11 de maio 4 alunos sendo dois indisciplinado e dois disciplinados elaboram um questionário e fazem um documento o que leva os alunos a serem indisciplinados.
No dia 12 de maio os alunos fazem um júri popular , no qual eles mesmo dão a sentença ao aluno indisciplinado , é realizado uma gravação com o teatro dos alunos.
No dia 13 de maio os alunos vão a sala da tv escola e assistem o vídeo produzido por eles, no qual eles fazem uma reflexão, sobre os prejuízos da indisciplina.
Na semana do dia 14 até 18 de maio a orientadora passou nas salas de aulas conversando e orientando sobre os prejuízos da indisciplina e mostrando o documento no qual relata que o professor poderá prestar ocorrência na delegacia por indisciplina dos alunos, após conversar com os alunos eles assinaram uma ata, dando ciência de que foram orientados em relação a esta lei.
Na ultima semana de julho e primeira semana de agosto de 2012, foi trabalhado textos, vídeos, e concurso de desenho com todas as turmas do 1º ao 9º ano e ensino médio.
EMENTAS 2024
- A.E.E
- Atividades remotas 2º semestre 2020
- BIBLIOTECA VIRTUAL
- BNCC
- CME/PMCOL/RO
- Conheça Colorado do Oeste Rondônia
- Diário Oficial de Ro
- LEI ORGÂNICA
- Portal da transparência
- Projetos de operacionalização
- PSE
- Referêncial Curricular de Rondônia
- Regimento interno
- Relatórios
- PLANEJAMENTOS ANUAIS 2024
- PLANOS DE AÇÃO 2024
- PROJETOS DE OPERACIONALIZAÇÃO 2024
- REFERÊNCIAL CURRICULAR DE COLORADO DO OESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário