quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RELATÓRIO DO PPPE



RELATÓRIO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR 
O PPPE da EEEFM 16 de Junho, no ano de 2013, foi reestruturado para tanto contou com o apoio e participação dos pais, por meio de questionários, e sugestões nas reuniões pedagógicas e visita na escola, Foi subtraído do PPPE o currículo e projeto destinado aos anos finais do ensino fundamental, uma vez que a escola passou pelo reordenamento oferecendo apenas o ensino do 1º ao 5º ano, mudou a forma de recuperação de final para bimestral, implantou o ciclo básico de aprendizagem, reformulou o regimento interno da escola
A EEEFM 16 de Junho é composta de alunos na sua grande maioria moradores do próprio bairro, a escola atendeu em 2013 aproximadamente 202 alunos distribuídos do 1º ao 5º ano. Constatou-se que apresentam uma faixa etária entre 06 a 19 anos de idade, havendo um índice acentuado entre os 6 a 14, anos, a escola atende 09 alunos de inclusão.
 Na pesquisa constou-se que 55% dos alunos são católicos, 3% espiritas e 42% evangélicos, dos pais 27% recebem bolsa família, o nível de escolaridade das famílias é bastante variável, no entanto um número considerável tem apenas o ensino fundamental.
A metodologia apresentada baseia- se na Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos ou "histórico-crítica difusão dos conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda . Snyders Demerval Saviani.
 Um dos fatores que diferenciou dos anos anteriores foi a tabulação por turmas, dos dados socioeconômicos, religiosos, moradia assim os docentes tiveram a visualização da turma podendo tomar decisões mais adequada a turma em relação ao ensino aprendizagem.
Em relação ao currículo foi totalmente modificado tendo em vista dois fatores: a construção dos Referenciais Curriculares de Rondônia 2013 e a chegada de livros novos. Os docentes sugerem algumas pequenas modificações para ano de 2014, sugerindo que os referenciais do PACTO seja adicionado aos planejamentos anuais.
No ano de 2013, três funcionários administrativos terminaram o curso de pedagogia, e os docentes participaram de vários cursos de formação continuada dentre eles podemos citar:


Profissional
curso
01
Cicera
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
02
Aparecida
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
03
Maria Rita
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
04
Diva
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
05
Maria Socorro
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
06
Iraci
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
07
Rosilene
SAERO
08
Diva
SAERO
09
Valdecira
SAERO
10
Cleonice
SAERO
11
Vanilza
Emprego apoiado para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
12
Valdinéia
Emprego apoiado para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
13
Vilma
AEE
14
Valdinéia
AEE
15
Vanilza
AEE
16
Cacilda
Pedagogia
17
Gessi
Educação fiscal
18
Maria Socorro
Educação fiscal
19
Silvia
Educação fiscal
20
Iracilda
Educação fiscal
21
Rosilene
Educação fiscal
22
Valdecira
CONAE
23
Tatiane
CONAE
24
Irene
CONAE
25
Tatiane
Tv Escola, Radio Escola e LIE
26
Irene
Tv Escola, Radio Escola e LIE
27
Maria Laura
Tv Escola, Radio Escola e LIE
28
Sandra
Pós graduação em gestão Escolar
29
Cleonice
Pós graduação em gestão Escolar
30
Angela
Pós graduação em gestão Escolar
31
Vilma
Pós graduação em gestão Escolar
32
Claudia
Pós graduação em gestão Escolar
33
Claudélia
Pós graduação em gestão Escolar
34
Valdecira
Distúrbios de aprendizagem
35
Cleonice
Pós graduação em psico pedagogia
36
Sandra
Pós graduação em psico pedagogia
37
Claudélia
Pós graduação em psico pedagogia
38
Vanilza
Pós em LIBRAS
39
Cleonice
Conselho escolares
40
Valdecira
CONAE
41
Irene
CONAE
42
Tatiane
CONAE
 


A escola trabalhou com vários projetos dentre eles podemos citar: Projetos de altas habilidades: Robótica, desenho, manicure, xadrez, violão. Projeto mais educação: oficina de futsal, pintura, matemática, letramento, judô. Projetos interdisciplinares: Dia mundial da água, consciência negra, trânsito, folclore, Combate a drogas, encapamento livro didático, meio ambiente, combate ao bullyng,  momento cívico.
 Participou do premio gestão 2013, obteve média 5 de entrada e saída da Provinha Brasil, elevou  as estatísticas de aprovação dos alunos do 2º ano para 100% de aprovação.
Dentre as várias atividades pedagógicas podemos descrever algumas de sucesso tais como: parceria das  aplicação de simulados e a reestruturação das atividades pedagógicas, o empenho e parceria da coordenação da tv escola, e sala de leitura nos projetos de leitura e escrita  o trabalhar com o lúdico de forma contextualizada, jogo de Betis para trabalhar coordenação motora, lateralidade, numerais, adição, texto instrucional.
Atividade concluída com  parceria avó de aluno- construção das Betis, professora do 2º ano construção da bola de meia, professora de educação física- regra do jogo,  coordenação pedagógica auxilio na pratica da brincadeira e busca de parceria, professora do 3º ano orientação na construção de texto instrucional, tabela de pontuação, adição e subtração


Construção de  ações metodológicas, contendo : texto carta enigmática e reescrita de livro de literatura A Joaninha Que perdeu as Pintinhas, Rimas para os alunos do 1º ao 5º  ano.

Ação- Gênero textual- Poesia- construção de livro de poesia redondo – A professora trabalhou rima, leitura e interpretação de textos rimados, visita a sala de leitura e depois a construção de livro poético  redondo e rimado. Construção  de lista coletivas de palavras redondas(nome de frutas, brinquedos objetos, comida) escolher dentre as palavras na lousa uma e construir e ilustrar sua rima.




 AÇÃO  Construção de lista de alimentos
 
Ação- texto instrucional- construção de receita de brigadeiro
Pesquisa sobre o doce preferido os alunos depois a professora providenciou os ingredientes e  realizaram na  prática a construção do brigadeiro, o segundo passo foi cada aluno escrever em seu caderno o passo a passo do brigadeiro
AÇÃO CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE COLORADO USANDO PEDRAS.
CONTEÚDO: cores,, figura geométrica, planta da cidade.
Após uma visita ao meio ambiente os alunos escolheram cuidadosamente as pedras que poderiam ser usadas na construção da cidade, nos carros, prédios, casas, ao retornarem a sala de aula usando tinta guache e pincel, deram vida aos objetos.


AÇÃO MINI MERCADO
CONTEUDO – Dinheirinho, troco,  problemas envolvendo adição e subtração
Responsável Claudélia.
A professora selecionou vários objetos, etiquetou-os com valores monetários diferentes, depois  distribuiu dinheirinho aos alunos dizendo que cada um recebeu uma quantia x e que poderiam escolher os objetos e realizar suas comprar, destinando um aluno para ser o vendedor e um aluno para o caixa.


AÇÃO TEXTO PROPAGANDA
Conteúdo- matemática, números valor de venda dos objetos, telefone e número de casa.
Geografia- nome da rua ou avenida- endereço do imóvel.
Língua portuguesa- texto anuncio , leitura das propagandas
O esforço conjunto de todos os funcionários, pais e alunos da escola resultou em elevação da aprendizagem e consequentemente em elevação do índice de aprovação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...