RELATÓRIO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR
O PPPE da
EEEFM 16 de Junho, no ano de 2013, foi reestruturado para tanto contou com o
apoio e participação dos pais, por meio de questionários, e sugestões nas
reuniões pedagógicas e visita na escola, Foi subtraído do PPPE o currículo e
projeto destinado aos anos finais do ensino fundamental, uma vez que a escola
passou pelo reordenamento oferecendo apenas o ensino do 1º ao 5º ano, mudou a
forma de recuperação de final para bimestral, implantou o ciclo básico de
aprendizagem, reformulou o regimento interno da escola
A EEEFM 16 de Junho é composta de alunos na sua grande maioria
moradores do próprio bairro, a escola atendeu em 2013
aproximadamente 202 alunos distribuídos do 1º ao 5º ano. Constatou-se que
apresentam uma faixa etária entre 06
a 19 anos de idade, havendo um índice acentuado entre os
6 a 14,
anos, a escola atende 09 alunos de inclusão.
Na pesquisa
constou-se que 55% dos alunos são católicos, 3% espiritas e 42% evangélicos, dos
pais 27% recebem bolsa família, o nível de escolaridade das famílias é bastante
variável, no entanto um número considerável tem apenas o ensino fundamental.
A metodologia apresentada
baseia- se na Tendência
Progressista "crítico social dos conteúdos ou "histórico-crítica difusão
dos conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente
à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do
aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e
do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas
cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski
Manacorda . Snyders Demerval Saviani.
Um dos fatores que diferenciou dos anos
anteriores foi a tabulação por turmas, dos dados socioeconômicos, religiosos,
moradia assim os docentes tiveram a visualização da turma podendo tomar
decisões mais adequada a turma em relação ao ensino aprendizagem.
Em
relação ao currículo foi totalmente modificado tendo em vista dois fatores: a
construção dos Referenciais Curriculares de Rondônia 2013 e a chegada de livros
novos. Os docentes sugerem algumas pequenas modificações para ano de 2014,
sugerindo que os referenciais do PACTO seja adicionado aos planejamentos
anuais.
No
ano de 2013, três funcionários administrativos terminaram o curso de pedagogia,
e os docentes participaram de vários cursos de formação continuada dentre eles
podemos citar:
Profissional
|
curso
|
|
01
|
Cicera
|
Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
|
02
|
Aparecida
|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC
|
03
|
Maria
Rita
|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC
|
04
|
Diva
|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC
|
05
|
Maria
Socorro
|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC
|
06
|
Iraci
|
Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC
|
07
|
Rosilene
|
SAERO
|
08
|
Diva
|
SAERO
|
09
|
Valdecira
|
SAERO
|
10
|
Cleonice
|
SAERO
|
11
|
Vanilza
|
Emprego
apoiado para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
|
12
|
Valdinéia
|
Emprego
apoiado para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
|
13
|
Vilma
|
AEE
|
14
|
Valdinéia
|
AEE
|
15
|
Vanilza
|
AEE
|
16
|
Cacilda
|
Pedagogia
|
17
|
Gessi
|
Educação
fiscal
|
18
|
Maria
Socorro
|
Educação
fiscal
|
19
|
Silvia
|
Educação
fiscal
|
20
|
Iracilda
|
Educação
fiscal
|
21
|
Rosilene
|
Educação
fiscal
|
22
|
Valdecira
|
CONAE
|
23
|
Tatiane
|
CONAE
|
24
|
Irene
|
CONAE
|
25
|
Tatiane
|
Tv
Escola, Radio Escola e LIE
|
26
|
Irene
|
Tv
Escola, Radio Escola e LIE
|
27
|
Maria
Laura
|
Tv
Escola, Radio Escola e LIE
|
28
|
Sandra
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
29
|
Cleonice
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
30
|
Angela
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
31
|
Vilma
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
32
|
Claudia
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
33
|
Claudélia
|
Pós
graduação em gestão Escolar
|
34
|
Valdecira
|
Distúrbios
de aprendizagem
|
35
|
Cleonice
|
Pós
graduação em psico pedagogia
|
36
|
Sandra
|
Pós
graduação em psico pedagogia
|
37
|
Claudélia
|
Pós
graduação em psico pedagogia
|
38
|
Vanilza
|
Pós
em LIBRAS
|
39
|
Cleonice
|
Conselho
escolares
|
40
|
Valdecira
|
CONAE
|
41
|
Irene
|
CONAE
|
42
|
Tatiane
|
CONAE
|
A
escola trabalhou com vários projetos dentre eles podemos citar: Projetos de
altas habilidades: Robótica, desenho, manicure, xadrez, violão. Projeto
mais educação: oficina de futsal, pintura, matemática, letramento,
judô. Projetos interdisciplinares: Dia mundial da água, consciência
negra, trânsito, folclore, Combate a drogas, encapamento livro didático, meio
ambiente, combate ao bullyng, momento
cívico.
Participou do premio gestão 2013, obteve média
5 de entrada e saída da Provinha Brasil, elevou
as estatísticas de aprovação dos alunos do 2º ano para 100% de aprovação.
Dentre
as várias atividades pedagógicas podemos descrever algumas de sucesso tais como:
parceria das aplicação de simulados e a
reestruturação das atividades pedagógicas, o empenho e parceria da coordenação
da tv escola, e sala de leitura nos projetos de leitura e escrita o trabalhar com o lúdico de forma
contextualizada, jogo de Betis para trabalhar coordenação motora, lateralidade,
numerais, adição, texto instrucional.
Atividade
concluída com parceria avó de aluno-
construção das Betis, professora do 2º ano construção da bola de meia,
professora de educação física- regra do jogo,
coordenação pedagógica auxilio na pratica da brincadeira e busca de
parceria, professora do 3º ano orientação na construção de texto instrucional,
tabela de pontuação, adição e subtração
Construção
de ações metodológicas, contendo : texto
carta enigmática e reescrita de livro de literatura A Joaninha Que perdeu as Pintinhas, Rimas para os alunos do 1º ao
5º ano.
Ação- Gênero textual-
Poesia- construção de livro de poesia redondo – A professora trabalhou rima,
leitura e interpretação de textos rimados, visita a sala de leitura e depois a
construção de livro poético redondo e
rimado. Construção de lista coletivas de
palavras redondas(nome de frutas, brinquedos objetos, comida) escolher dentre
as palavras na lousa uma e construir e ilustrar sua rima.
AÇÃO Construção de
lista de alimentos
Ação- texto instrucional- construção de receita de
brigadeiro
Pesquisa
sobre o doce preferido os alunos depois a professora providenciou os
ingredientes e realizaram na prática a construção do brigadeiro, o segundo
passo foi cada aluno escrever em seu caderno o passo a passo do brigadeiro
AÇÃO CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE COLORADO USANDO PEDRAS.
CONTEÚDO: cores,, figura geométrica, planta da cidade.
Após uma visita ao meio
ambiente os alunos escolheram cuidadosamente as pedras que poderiam ser usadas
na construção da cidade, nos carros, prédios, casas, ao retornarem a sala de
aula usando tinta guache e pincel, deram vida aos objetos.
AÇÃO MINI MERCADO
CONTEUDO – Dinheirinho, troco, problemas envolvendo adição e subtração
Responsável Claudélia.
A
professora selecionou vários objetos, etiquetou-os com valores monetários
diferentes, depois distribuiu
dinheirinho aos alunos dizendo que cada um recebeu uma quantia x e que poderiam
escolher os objetos e realizar suas comprar, destinando um aluno para ser o
vendedor e um aluno para o caixa.
AÇÃO TEXTO PROPAGANDA
Conteúdo- matemática, números valor de venda dos objetos,
telefone e número de casa.
Geografia- nome da rua ou avenida- endereço do imóvel.
Língua
portuguesa- texto anuncio , leitura das propagandas
O
esforço conjunto de todos os funcionários, pais e alunos da escola resultou em
elevação da aprendizagem e consequentemente em elevação do índice de aprovação
dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário