GOVERNO DO ESTADO DE
RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE
ENSINO/SEDUC
E.E.E.F.M 16 de Junho-Avenida Rio Madeira Nº
4870 fone= 06933412715
A criação da Escola
foi publicada em Diário Oficial, datada de 30 de Dezembro de 1.986. Decreto nº
3147/86. Autorizada pelo Parecer 133/Conselho Estadual de Educação, Resolução
124/CEE/91, 2008- parecer nº 003/ CEE/RO, no dia 12/02/2008 a Escola
passa a ser reconhecida de 1º ao 9º ano.
PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA 16 DE JUNHO
COLORADO DO OESTE – RO 2013
Projeto Pedagógico Educacional
Identificação da escola
Escola estadual de ensino fundamental E MÉDIO 16 DE junho
avenida rio madeira nº 4870
fone= (69) 3341-2715
cnpj =
84.560.119/0001-09
email: eeefm16dejunho@hotmail.com
Equipe GESTORA
Diretora: Cleonice Adriana SCHMITZ
Vice-diretora: Sandra Inês BURGUEL
Secretário: Odair José Borges
Orientadora:Valdinéia Honorato de Souza Reis
Supervisoras: Luzia Ferreira e Valdecira Aparecida da Silva Moreira
LOCALIZAÇÃO:
A Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio “16 de Junho”
da rede pública de ensino, localizada à Avenida Rio Madeira nº 4870, Setor
“A”, fone: 0xx-69 3341-2715 em Colorado do Oeste - RO. Têm como Entidade
Mantenedora o Governo do Estado de Rondônia, está localizada estrategicamente,
pois está centralizada mediante a clientela por ela atendida. Atende no ano de
2013, aproximadamente 201 alunos sendo distribuídos em 11 turmas de 1º ao 5º
Ano.
COLORADO DO OESTE – FEVEREIRO 2013
APRESENTAÇÃO:
O
Projeto Pedagógico da escola
E.E.E.F.M. 16 de Junho tem como objetivo desencadear movimento que impulsione a
escola a realizar ações voltadas aos estudos
que promovam caminhos e venham de encontro com as reais necessidades que estão
abrangendo a educação, ou seja, atenda a evolução tecnológica e os anseios dos
atuais gestores da educação, com a implantação da educação integral inovadora,
por meio do Programa Mais Educação.
A escola E.E.E.F.M 16 de
Junho, ao final do ano letivo de 2011 passou por duas inovações democráticas e
comprometidas com as classes populares, através da implantação do Conselho
Escolar e eleição da Direção, dando
exemplo de cidadania, se colocando a serviço da comunidade.
No ano de 2012, a escola
passou pelo reordenamento deixando de oferecer atendimento às turmas do 6º ao
9ºano e ensino médio, ficando apenas com a clientela dos anos iniciais do
Ensino fundamental. Nesta perspectiva, professores, funcionários, pais e alunos
elaboram este projeto que conduz os caminhos que a escola deverá percorrer no
ano de 2013. Segundo Salto para o Futuro 1998:17
“O aluno aprende apenas
quando se tornar sujeito da sua aprendizagem precisa participar das decisões
que dizem respeito ao projeto da escola, que faz parte também do projeto de sua
vida. Passamos muito tempo na escola para sermos meros clientes dela. Não há
educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. A
participação pertence à própria natureza do ato pedagógico”.
O projeto da escola
depende da ousadia de seus agentes em assumir seu papel dentro da escola e
fora, com a preocupação de todos os profissionais engajados na mesma
perspectiva de vencer barreiras, certamente
a escola conseguirá atingir seu objetivo maior, que é a formação de cidadão critico
consciente e capaz de intervir no processo.
Introdução
Para
que a escola possa construir seu projeto político pedagógico, a participação de
todos é condição essencial. Isso contribui para a democratização das relações
de poder no âmbito escolar, podendo levar a clientela escolar a intervir no
próprio sistema de ensino.
A administração escolar se constitui
da somatória de esforços e ações desencadeadas com o sentido de promover a
melhoria do processo ensino-aprendizagem. Visando o crescimento funcional da
instituição escolar é que se propõem o presente projeto pedagógico para que
possa intervir como meio de controle de qualidade assegurando o pleno
desenvolvimento dos objetivos educacionais.
Para o desenvolvimento
eficaz, é necessário planejar em conjunto envolvendo todos os profissionais no
processo ensino-aprendizagem, facilitando, além da integração e a melhoria do
processo, uma visão geral das ações individuais e partes do todo, tendo como
objetivo principal o desenvolvimento integral do educando.
JUSTIFICATIVA
Este projeto pedagógico tem a
finalidade de conhecer e analisar o que se passa no interior da escola, e
também o tipo de clientela que ela constitui, direcionando as mudanças
necessárias ao bom desempenho de suas funções.
A escola hoje é considerada a
principal instituição que educa e prepara indivíduo para a vida social e
exercício da sua plena cidadania. Com a chegada do terceiro milênio as questões
sociais no país configuram-se como algo a ser urgentemente trabalhado com fins
a viabilizarem-se soluções. E a escola tem papel importantíssimo nesta busca de
soluções para estes problemas que afligem a sociedade, desde que assuma a educação
como processo de Ensino–Aprendizagem, inserida no mundo da vida, de formação de
atitudes, de competências, de afetos, de motivações, de significações, de
valores e de desejos.
A Lei
de Diretrizes e Bases – LDB – nº 9394 de 20/12/96, determina que “Os
Estabelecimentos de Ensino, terão que elaborar e executar sua proposta
pedagógica e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de
integração da sociedade com a escola; constituir conselhos escolares com a representação da comunidade; prestar
contas e divulgar informações referentes ao uso de recursos e a qualidade dos seus serviços prestados”. Foi
pensando na autonomia pedagógica e financeira da escola como também estimular
no professor visão globalizada, para a formação de alunos participativos e
críticos na construção e reconstrução da sociedade onde está inserido e
possibilitando a buscarmos novos
conhecimentos é que, nós elaboramos este Projeto Pedagógico. Portaria 078/2003 gab/ seduc.
“É possível formar cidadãos e cidadãs autônomos numa
escola onde a autonomia não seja discutida, mas intimamente vivenciada por seus
diferentes segmentos”.
objetivo
O
Projeto Pedagógico norteará e facilitará a articulação e orientação das ações
escolares, definindo com naturalidade, as prioridades da escola com vistas à
construção do futuro, bem como desenvolver a autonomia financeira e pedagógica
da escola.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O Projeto Pedagógico
Educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho, norteará as ações a serem
desenvolvidas pelos integrantes da Comunidade Escolar no transcorrer do ano
letivo de 2013, estabelecendo metas,
objetivos e ações a serem desenvolvidas.
O compromisso da escola
com o fazer pedagógico está baseado no que preconiza a LDB/9394/96 e o Estatuto
da Criança e do Adolescente de 1990, onde diz que “é dever do estado oferecer a
Educação Básica na esfera pública mediante a garantia de (...) atendimento
gratuito para crianças e adolescentes” Art.22.
Para a execução das ações,
observar-se-á a metodologia de ensino, a cultura da clientela, poder aquisitivo
e o grau de instrução dos responsáveis pelos alunos.
Como ideal de uma educação
pública e democrática, a proposta de educação integral, presente na legislação
educacional brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e
como ser de direitos. Partindo deste entendimento, a secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade (SECAD) incorporaram em seus desafios a promoção da
Educação Integral, e, com ela a perspectiva de ampliar tempos, espaços, atores
envolvidos no processo e oportunidades educativas em benefício da melhoria da
qualidade da educação. Desse ideal constitui-se o Programa Mais Educação como
estratégia do Governo Federal para a promoção da educação integral no Brasil
contemporâneo. A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que
busque superar o processo de escolarização tão centralizado na figura da
escola.
7- HISTÓRICO DA EEEF M“16
DE JUNHO”
A Escola foi construída no período da administração do Governo do Estado
de Rondônia, Senhor Ângelo Angelin. A Secretaria de Estado da Educação era
administrada pelo Senhor Gilberto César Cavalcante Teles e a Secretaria de
Estado e Serviços Públicos, administrada pelo Senhor Adelino Gurgel de Amaral.
A Escola foi construída para atender a grande demanda que o município tinha.
A obra foi entregue
e inaugurada aos 16 (dezesseis) dias do mês de Junho de 1.986, pelo Exmº Sr Governador
Ângelo Angelin, ao então Prefeito Municipal Exmº Sr. Marcos Donadon.
A criação da
Escola foi publicada em
Diário Oficial, datada de 30 de Dezembro de 1.986. Decreto nº
3147/86. Autorizada pelo Parecer 133/Conselho Estadual de Educação, Resolução
124/CEE/91.
A Escola está
vinculada e mantida pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria
de Estado da Educação e sua Representação/Ensino/Colorado do Oeste.
Foi publicada
em diário oficial, datado de 03 de dezembro de 1986, a criação da Escola
Estadual “16 de Junho” pelo Governador do Estado Ângelo Angelin. Decreto nº 3147/86.
Autorizado pelo parecer 133/CEE/RO e resolução 124/CEE/91.
O nome da
Escola tem origem na data do aniversário do Município de Colorado do Oeste RO. Para
a escolha deste nome foi realizado um concurso entre as escolas já existentes
nesse município e uma aluna da Escola Manuel Bandeira foi a que fez a feliz
escolha do nome da Escola.
Em 1987 o primeiro diretor da escola foi:Cilfarney Silva Fonseca , a escola atendia:21 turmas de 1ª a 6ª séries do 1º grau em dez salas
Em 2013 a Escola tem como diretora Cleonice Adriana Schmitz, a escola atende:
11 turmas de 1º à 5º Ano
Em 1987 o primeiro diretor da escola foi:Cilfarney Silva Fonseca , a escola atendia:21 turmas de 1ª a 6ª séries do 1º grau em dez salas
Em 2013 a Escola tem como diretora Cleonice Adriana Schmitz, a escola atende:
11 turmas de 1º à 5º Ano
CARACTERIZAÇÃO:
levantamento descritivo.
Dimensão administrativa:
A “E.E.E.F.M. 16 de Junho” oferece Ensino
Fundamental de 1º ao 5º Ano.
O Corpo docente
está composto por professores de diversas áreas na educação, especialmente em
pedagogia, os quais concluíram nível superior e são pós-graduados. Somente uma
Professora ainda não possui nível superior.
O corpo administrativo é composto por profissionais
habilitados na área da educação, sendo a Diretora habilitada em Letras/Língua
Portuguesa e Pós-Graduada em Lingüística e Literatura Infanto-Juvenil; Vice-Diretora,
habilitado em Pedagogia, Pós Graduada Métodos
e Técnicas de Ensino.
O Corpo Técnico Pedagógico é composto por uma supervisora
licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino; Gestão
Escolar e Mídias na Educação. A Orientadora é Pedagoga e Pós-graduada em Gestão
Escolar.
A Escola conta com 12 docentes regentes de sala de
aula do 1º ao 5º Ano, sendo todos com graduação em Pedagogia e pós-graduação na
área em que atuam, com exceção de um professor com graduação em Educação Física.
O
quadro do Pessoal Técnico Educacional Nível I e II são compostos por 21 profissionais,
dentre eles, três Agentes Administrativos, sendo: um com Ensino Médio e dois
com Ensino Superior. Dos demais técnicos, dois são concluintes do Ensino Médio;
quatro concluintes do Ensino Superior e uma com Ensino Superior completo e os
demais com o Ensino Fundamental. Dois porteiros concluintes das quatro
primeiras séries do Ensino Fundamental.
Colegiados existentes: Conselho
Escolar e Conselho de Professores.
Normas gerais da
instituição: Regimento Escolar e legislações aplicáveis à Educação.
Gestão
adotada: Democrática e participativa
Planos
de trabalhos existentes: Plano de ação integrado, videoteca, biblioteca, sala
de leitura, Laboratório de Informática, Laboratório de Mesas Educacionais,
Rádio Escola, Sala de Recursos: AEE, AH/SD e Psicopedagoga. Há ainda o planejamento
anual dos professores. Quanto a Avaliação Institucional, esta é realizada por
meio do PDE no início de cada ano, pelas atividades do Prêmio Gestão e
avaliação do Projeto Político Pedagógico ao final de cada ano.
REALIDADE FÍSICA
A E.E.E.F.M 16 de Junho é construída em um terreno que tem como frente à
Avenida Rio Madeira, o qual mede 4.758,04 m2, com área construída de
2.146,82 m2. Os pavilhões são todos em alvenaria, sendo
um coberto com telha de barro e quatro cobertos com telhas de amianto. Todos
possuem forro em pvc. Quanto ao piso, parte é constituída por cerâmica e outra
parte, por granito. Possui também Com
relação ao número de salas a Escola referida possui as seguintes dependências:
Salas de aula: 11; Secretaria Geral: 01; Sala da Direção: 01;
Sala dos Funcionários: 01; Sala da Supervisão Geral (ambiente adaptado): 01; Almoxarifado:
02; Cozinha: 01; Sanitário de Professores: 02; Sanitário dos Alunos: masculinos
(1) e femininos (01); Dispensa: 01; Biblioteca: 01; Pátio coberto com piso em
granilite: 01; Refeitório: 01; Sala TV Escola (ambiente adaptado): 01; Sala de
leitura (ambiente adaptado): 01; Sala de Recursos Educacionais (ambiente
adaptado): 01; Laboratório de Mesas Educacionais (ambiente adaptado): 01;
Laboratório de Informática (ambiente adaptado): 01; Laboratório de
Robótica/Altas Habilidades (ambiente adaptado): 01; Rádio Escola (ambiente
adaptado): 01; Sala da Orientação Educacional: 01; Sala do Programa Mais
Educação: 01.
A E.E.E.F.M
16 de Junho localiza-se em área urbana, em uma rua de pouco movimento, num
bairro residencial, no município de Colorado do Oeste – RO.
Levantamento Patrimonial: Os bens existentes e disponíveis para
uso nessa Unidade Escolar constam no Inventário Físico da Escola, o qual está é
mantido constantemente atualizado.
RECURSOS HUMANOS:
A E.E.E.F.M 16
de Junho conta com uma equipe de professores habilitados em nível superior,
técnicos administrativos e educacionais preocupados com a qualidade dos
serviços prestados à comunidade, bem como, engajados com sua formação pessoal
participando de cursos de formação em nível superior, nível médio,
Profuncionário, formações oferecidas pelo IFRO, entre outras. A Escola conta
com o seguinte quadro de lotação de servidores:
Número atual de funcionários da escola são 51
funcionários, os quais estão distribuídos nas seguintes funções entre: 02 diretoras,
01 supervisoras, 03 secretaria, 01 na orientação, 01 na sala de leitura, 01 na
biblioteca, 01 na videoteca, 02 na sala de AEE; 01 Psicopedagoga; 02 Programa
Mais Educação; 01 na Rádio Escolar; 01 LIE; 01 Mesas Educacionais; 01
Laboratório de Robótica/Altas Habilidades; 02 porteiro, 02 vigias, 02
inspetoras de pátio; 06 merendeiras, 08 zeladora, 12 professores de 1º a 5º
ano.
Outros
dados importantes contidos no demonstrativo são os altos percentuais apontados
quanto aos professores envolvidos com opção de exercer a profissão, motivação,
mudanças de concepção, conscientização da necessidade de formação continuada e auto
avaliação de seu trabalho.
Portanto, podemos observar que os professores
estão se comprometendo cada vez mais com o seu fazer pedagógico, pois a procura
pela capacitação por parte dos professores é em nível considerável, a fim de se
adequarem a todos os preceitos que rege a nova LDB.
A faixa etária dos profissionais da Escola
Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho está localizada entre 23 a 62 anos.
V – QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL:
A escola 16 de junho conta com 12
docentes, sendo 11 Pedagogos; um formado em Educação Física. dez professores
são pós-graduados. Entre as áreas de pós-graduação temos: Psico-Pedagogia, Coordenação Pedagógica / Gestão Escolar,
Matemática, Metodologia de Ensino em
Língua Portuguesa e Matemática, Metodologia
e Técnicas de Ensino. Em relação aos cursos de
aperfeiçoamento: ( 01 ) Progestão
( 04 ) Profa ( 07 ) Gestar
I ( 01 ) Gestar II ( 09
) Pró-letramento ( 01 ) Oficina de
Língua Portuguesa ( 11 ) Cursos Eproinfo ( X ) Outros. ( 03 ) TV Escola ( 01 ) Iniciação Teológica. Todos os
professores se intitularam leitores de Matéria
Educativa e Atualidade: Temas voltados para a Educação, Revistas informativas,
Nova Escola, Histórias Infantis, Revistas e livros de diversos gêneros.
Todos os 11 professores utilizam com frequência
os ambientes tais como: Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Biblioteca,
Jogos Pedagógicos, TV Escola,
mesas educacionais. Todos utilizam 20 horas em sala de aula e 20 horas
destinadas a planejamento estudos, reforço da
aprendizagem. Observou-se que todos os docentes conhecem a nota que a
Escola obteve no IDEB, sendo 5,3 nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Diante dos dados apresentados observamos que o E.E.E.F.M 16 de
Junho apresenta um quadro funcional preparado para atender as exigências que se
requer dos profissionais da Educação junto à comunidade.
Sentem-se motivados a desempenhar seu trabalho Dimensão jurídica
Em sua dimensão jurídica, esta Instituição tem como base a Constituição Federal de 1988; a LDB/9394/96, título II, artigo 2º, que trata “Dos princípios e fins da Educação Nacional”. A educação é dever da família e do Estado, inspirados nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A escola é subordinada as normativas, leis e decretos Estaduais e Federais pertinentes a educação, ficando arquivado na secretaria e disponibilizado a comunidade escolar os Marcos Legais da educação.
No ano de 2013, a escola 16 de Junho, na reelaboração do PPP observou principalmente as portarias: nº 0446/13 GAB/SEDUC/RO e 673/13 – GAB/SEDUC/RO
Portaria nº 0446/13 GAB/SEDUC/RO- Dispõe sobre o PPP, sistema de avaliação,
estudos de recuperação, exames finais, frequência, calendário escolar, horário de
planejamento e dá outras providencias para as escolas publicas estaduais nas
etapas de ensino e modalidades da educação básica.
Portaria nº 673/13 – GAB/SEDUC- Dispõe sobre a organização
e operacionalização do Ciclo Básico de aprendizagem.
Dimensão pedagógica
A escola, de fato, é o
lugar de aprendizagem legítimo dos saberem curriculares e oficiais na
sociedade. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas
da comunidade, conhecimentos é tentar construir uma educação que, pressupõe uma
relação da aprendizagem para a vida, uma
aprendizagem significativa e cidadã. Neste sentido, além do Ensino
Fundamental Regular é oferecido aos alunos oficinas do Programa Mais Educação,
sendo: Alfabetização e Letramento; Matemática; Futsal; Judô; Rádio Escola e
Pintura. O Programa atende 150 alunos do ensino regular, selecionados pela
equipe gestora e professores. Sendo que as turmas participantes são: 1º anos,
ao 5º ano. O corpo docente em conjunto com direção, coordenação e professor
articulador, define os critérios de seleção e são conscientizados daqueles já
estabelecidos pela Secretaria de Educação, como: problemas de defasagem
escolar, vulnerabilidade social, participantes da Bolsa Família, rendimento
escolar. Estes alunos são divididos em cinco turmas: A, B, C, D, E, com um
total de 30 alunos em cada sala. Os alunos terão, diariamente, duas oficinas correspondendo
um total de seis oficinas semanais, sendo elas: Rádio Escola e Pintura com uma
aula semanal; judô, letramento, matemática e futsal duas aulas semanais.
O objetivo do trabalho
pedagógico é supervisionar, acompanhar e avaliar as atividades didáticas
Pedagógicas a fim de dar suporte ao projeto educativo promovendo troca de
experiência e a interdisciplinaridade escolar. A Orientação Educacional escolar
é encarregada de assistir o aluno no desempenho escolar, oferecendo condições
adequadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem, tendo como incumbência
orientar acompanhar, avaliar as atividades didáticas pedagógicas a fim de dar
suporte ao projeto educativo, promovendo ações que contribuam para proposta
Pedagógica.
A corrente Pedagógica
adotada pela escola está estruturada na tendência, defendida por Demerval
Saviani, a qual é progressista-crítico social dos conteúdos ou Histórico-crítica.
Nesta tendência, o papel da escola é o de difusão dos conteúdos. São
trabalhados conteúdos culturais, universais que são incorporados pela humanidade
frente à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência
do aluno confrontada com o saber sistematizado. O papel do aluno é participador
e do professor, mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem é baseada nas
estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
DAS
COMPETÊNCIAS
A Escola está dividida em
diversos ambientes que dão suporte as atividades dos docentes. Esses ambientes
são fundamentais para o bom desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem dos alunos, no entanto, ao coordenador de cada ambiente cabe o
cumprimento de algumas obrigações que garantem a qualidade e eficiência na
prestação de serviço. Eis algumas competências:
-
Compete ao Orientador Educacional (Portaria 0436/2010/GAB/SEDUC):
I - Elaborar o Plano de
Ação do Serviço de Orientação Educacional em consonância com os objetivos e
diagnósticos da realidade escolar;
II - Atuar diretamente
junto ao aluno, através de orientação individual ou em grupo;
III - Desenvolver
atividades de orientação escolar e vocacional;
IV - Promover atividades
de integração Escola-Família e Comunidade, junto ao Supervisor Escolar;
V - Participar do
Planejamento Curricular e Currículo Pleno da Escola;
VI - Dar orientações e
informações adequadas ao corpo docente e família, sobre alternativas de
tratamento aos alunos com problemas especiais;
VII - Aconselhar, orientar
e encaminhar alunos a outros especialistas;
VIII - Organizar e manter
atualizado um arquivo que contenha os principais dados individuais dos alunos;
X - Promover a integração
do corpo discente nas atividades escolares programadas;
XI - Acompanhar, controlar
e avaliar o desenvolvimento da programação do serviço de Orientação
Educacional;
XII - Participar e
acompanhar o processo de avaliação do rendimento escolar, junto ao corpo
docente;
XIII - Promover um clima
de confiança, de harmonia, de entendimento entre Direção, Supervisor,
Professores e Pais de Alunos;
XIV - Oferecer subsídios
para caracterização e composição das turmas de alunos;
XV – Promover pesquisas de
informações sobre a realidade da vida do aluno, visando torná-lo presente no
currículo, de acordo com o contexto sócio-político - econômico;
XVI – Estimular o
aperfeiçoamento contínuo os professores;
XVII - Propor novas
metodologias para melhorar a aprendizagem;
XVIII – Participar do
projeto Pedagógico na elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica;
XIX - Manter em ordem
todos os registros de atendimento alunos;
XX - Participação da
elaboração e execução do Conselho de Classe;
XXI - Assessorar a Direção
em assuntos de sua competência;
XXII – Registrar as
sanções aplicadas aos alunos em fichas especifica do SOE;
XXIII – Juntar à pasta
individual do aluno as fichas relacionadas às sanções aplicadas;
XXIV – Acompanhar os
alunos com sanções de afastamento por até dois dias nas atividades de
aprendizagem e avaliação;
XXV - Informar alunos,
pais ou responsáveis sobre direitos e deveres previstos no Regimento Escolar.
XXVI Compete ao Orientador
Educacional registrar advertência oral e escrita junto à pasta do aluno;
A Supervisão Escolar tem como função supervisionar, acompanhar e
avaliar a atividade didática Pedagógica como função precípua assessorar os
professores no planejamento e desenvolvimento curricular a fim de dar suporte
ao projeto educativo promovendo troca de experiência e a interdisciplinaridade escolar.
- Compete ao Supervisor Escolar (Portaria 0436/2010/GAB/SEDUC):
I - Elaborar, executar e
avaliar o Plano de Ação da Coordenação em consonância com os objetivos e
diagnósticos da realidade escolar;
II - Orientar o corpo
docente quanto ao planejamento de ensino à elaboração de planos de recuperação;
III - Orientar,
acompanhar, controlar e avaliar a execução do planejamento didático em cada
período letivo, avaliando seu rendimento, detectando falhas e promovendo meios
para correção;
IV - Acompanhar e avaliar
o desenvolvimento do currículo, em entrosamento direto com a direção da Escola;
V - Adotar ou sugerir
medidas de caráter preventivo que reduzam e eliminem efeitos que comprometam a
eficácia do processo educacional na Escola;
VI - Coletar, estudar e
analisar dados e boletins relativos à educação e divulgá-los junto aos
elementos envolvidos;
VII - Dinamizar atividades
que proporcionem o contínuo aperfeiçoamento e atualização do pessoal docente;
VIII - Organizar e manter
um arquivo atualizado com dados referentes à estrutura e funcionamento da Escola,
que possam subsidiar a continuidade da ação supervisora;
IX - Promover pesquisas
educacionais seguindo a metodologia científica;
X - Elaborar, implementar
e avaliar projetos de caráter técnico-pedagógico em co-participação com os
demais elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, tomando por base o
diagnóstico das necessidades da Escola;
XI - Operacionalizar,
desenvolver, avaliar em trabalho co-participativo os projetos propostos;
XII - Criar condições para
que se efetive a integração dos elementos Escola-Comunidade;
XIII - Proporcionar e
dinamizar atividades que propiciem a integração Escola-Comunidade;
XIV - Participar em
atividades de planejamento, execução e avaliação do Currículo Pleno da Escola;
XV - Realizar outras
atividades que lhe sejam atribuídas por ordem
superior;
XVI - Encaminhar à
Direção, relatórios bimestrais das atividades desenvolvidas;
XVII – Acompanhar a
distribuição e horário das aulas;
XVIII – Estimular o
aperfeiçoamento contínuo dos professores;
XIX - Propor modelos de Recuperação
de aprendizagem;
XX – Participar do projeto
Pedagógico na elaboração, execução e avaliação da proposta Pedagógica;
XXI - Elaborar, executar,
avaliar, acompanhar, monitorar a proposta Pedagógica da escola;
XXII - Subsidiar o
trabalho do professor por meio de textos, vídeos, auxiliando na escolha do
material didático;
XIII – Facilitar e
promover a coordenação integrada favorecendo a interdisciplinaridade;
XIV - Manter em ordem
todos os registros de atendimento alunos professores;
XXV - Participação da
elaboração e execução do Conselho de Classe;
XXVI - Assessorar a
Direção em assuntos de sua competência.
-
Compete ao Coordenador de Educação do Programa Mais Educação:
-
Elaborar o Plano de Ação do Serviço de Orientação Educacional em consonância com
os objetivos e diagnósticos da realidade escolar;
-
Acompanhar a execução do Programa com a participação de, no mínimo,
a quantidade de alunos indicados no Plano de Atendimento da escola, ou seja, a
quantidade de alunos registrados no plano do SIMEC.
-
Oferecer todas as atividades indicadas no Plano de Atendimento, ou seja,
conforme registro do SIMEC.
- Fazer
uma seleção dos monitores, levando em conta a habilidade pra a atividade
escolhida.
-
Orientar os monitores nas questões pedagógicas.
-
Orientar o diálogo do Programa Mais Educação/PME com o Projeto Político
Pedagógico/PPP da escola, buscando envolver os professores e monitores na
discussão.
-
Considerar a possibilidade de realizar as atividades em locais externos à
escola. Fazer um mapeamento desses locais e negociar com os parceiros
possíveis.
- Manter
diálogo com os pais sobre os objetivos do programa.
- Manter
espaços coletivos de diálogo com os estudantes participantes do PME.
- Manter
documentação de acompanhamento e monitoramento do PME.
Compete
ao Bibliotecário
Disponibilizar informações
em qualquer suporte, gerenciar unidades, centros de documentação, centros de informações e correlatos, disseminar
informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento,
desenvolver estudos e pesquisas, realizar difusão cultural e desenvolver ações
educativas.
Compõe
o acervo da Biblioteca todos os livros
adquiridos com recursos próprios da Escola e de outros recebidos por doações.
I - Participar da elaboração do projeto
pedagógico da escola e planejamento;
II - Elaborar e executar a
programação das atividades da Biblioteca, mantendo-a articulada com as demais
programações que integrem o Apoio Técnico-Pedagógico;
III - Manter o controle
das atividades realizadas, avaliar os resultados da programação e apresentar o
relatório anual;
IV - Colaborar com os
professores nas composições de resenhas bibliográficas;
V - Assegurar adequada
organização e funcionamento da Biblioteca;
VI - Elaborar propostas de
aquisição de livros didáticos, culturais e científicos, folhetos, jornais e
revistas, a partir das necessidades indicadas pelo pessoal administrativo,
técnico, docente e discente;
VII - Manter intercâmbio
com outras bibliotecas e centros de documentação.
A Sala de Leitura constitui-se em recurso
curricular, a serviço dos trabalhos docentes e discentes. A organização e o funcionamento da sala de
leitura são de responsabilidade do professor de área correspondente:
I - Adequar e controlar a
utilização do ambiente;
II - Zelar pela manutenção
e conservação do acervo bibliográfico, equipamentos e outros instrumentos;
III - Propor a aquisição e
reposição de acervos bibliográficos, materiais de consumo e permanente.
Compete
ao Coordenador da TV Escola:
A TV Escola constitui uma
unidade de apoio, ao serviço didático – pedagógico, rege-se por regulamento
próprio aprovado pela direção e atende os docentes, discentes e corpo técnico –
pedagógico em todos os turnos. O responsável pela TV Escola tem as seguintes
atribuições:
I - Elaborar, executar e
avaliar a programação das atividades;
II - Colaborar com os
professores na composição do acervo;
III - Assegurar o adequado
funcionamento da videoteca;
IV - Organizar o acervo,
zelar pela atualização dos registros e conservação dos mesmos;
V - Elaborar e manter
atualizados os fichários e catálogos correspondentes;
VI - Orientar o usuário na
utilização do acervo;
VII - Manter adequadas as
condições do ambiente;
VIII - Elaborar propostas
em parceria com a equipe técnica – pedagógica, de campanhas educativas e de aquisições
de vídeos, atendendo as necessidades da comunidade escolar;
IX - Divulgar
periodicamente o acervo existente e de imediato as novas aquisições;
X - Manter o arquivo de
trabalhos realizados pela escola;
XI - Assegurar intercâmbio
com outras escolas.
Coordenador
do Laboratório de
informática
Cabe ao coordenador do
laboratório de informática exercer tarefas ligadas à análise de sistemas, sistema
de informação e programação de dados à concepção de programas para computadores
codificação em linguagens de programação e / ou organização de bancos de dados,
testes e orientações aos usuários de sistema de informações, criação de
home-pages e projetos gráficos, à concepção,
especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção
de sistema e de tecnologia de processamento e transmissão de dados e
informações incluindo hardware aspecto organizacionais e humanos, visando a
ampliação na produção de bens serviços e conhecimento.
São atribuições da sala
de informática:
I - Oferecer atendimento
ao maior número de professores e alunos de todos os turnos e níveis de ensino
em funcionamento em escola;
II - Ser acessível a todos
os alunos, professores, gestores, e equipe técnica;
III- Ser utilizado
prioritariamente para as atividades relativas ao processo de aprendizagem aos
alunos e capacitação de professores, sendo que outras atividades educacionais
poderão ser desenvolvidas nesse laboratório desde que não haja nenhum
comprometimento em sua utilização regular por professores e alunos;
IV- Coordenar atividades
desenvolvidas pelo professor no laboratório de informática escolar, não podendo
substituir a função docente dos professores regulares lotados com este fim;
V- Elaborar plano de ação
e relatório das atividades desenvolvidas
VI-Realizar cronograma de
atendimento de alunos e professores no laboratório assegurando semanalmente
2(duas) horas para seu aprimoramento profissional, além de pesquisar na
internet, sites e software que subsidie sua pratica;
VII- Motivar e capacitar
os professores da escola para utilizar com seus alunos o laboratório;
VIII- Participar da
elaboração do Projeto Pedagógico da Escola e de todas as atividades previstas
no calendário escolar, inclusive do horário de planejamento, garantindo um
trabalho integrado com as atividades desenvolvidas em sala de aula nos diversos
componentes em sala de aula;
IX – Desenvolver
acompanhar e avaliar projetos com os professores envolvendo multimeios;
X- Viabilizar o
laboratório com materiais necessários ao bom funcionamento;
XI – Manter o laboratório
organizado para utilização de alunos, professores no desenvolvimento das ações,
disponibilizando softwares em rede;
XII- Zelar pela manutenção
e pelo bom funcionamento dos computadores(limpeza, atualização do antivírus na
internet, e vacinação periódica no disco rígido);
XIII- Participar de capacitação (continuada) quando oferecida.
O professor coordenador do
laboratório de informática escolar deverá:
I – Ser efetivo no sistema
de educação, trabalhar ou ser lotado na escola onde está localizado o
laboratório de informática.
II - Ter curso superior na
área educacional
III- Ter disponibilidade
em tempo integral no laboratório cumprindo jornada diária da carga horária
contratual;
IV – Participar de cursos
de capacitação ministrado pelos professores multiplicadores dos Núcleos de
Tecnologia Educacional;
V- Ater se exclusivamente
aos trabalhos de assessoramento pedagógico junto aos professores no uso do
computador como recurso tecnológico.
Atendimento
Educacional Especializado:
Por Educação especial
entende-se um processo educacional definido por proposta pedagógica que
assegure recursos e serviços educacionais especiais, para complementar e
suplementar, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento
das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educativas
especiais, nos níveis e modalidades de ensinos oferecidos na escola. A Educação
Especial se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a
assegurar:
I - A dignidade humana e a
observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo,
trabalho e de inserção na vida social;
II - A busca da identidade
própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças
e potencialidades, bem como base para a constituição e ampliação de valores,
atitudes, conhecimentos, habilidades e competências;
III - O desenvolvimento
para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e
econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto
de seus direitos;
IV - Condições para
reflexão e elaboração teórica da educação inclusiva, com protagonismo dos
professores e equipe gestora pedagógica, articulando experiência e conhecimento
com as necessidades/ possibilidades surgidas na relação pedagógica, inclusive
por meio de colaboração com instituições de ensino superior e de pesquisa;
V
- Sustentabilidade do processo inclusivo, mediante aprendizagem cooperativa em
sala de aula, trabalho de equipe na escola e constituição de redes de apoio,
com a participação da família no processo educativo, bem como de outros agentes
e recursos da comunidade;
VI - Professores
capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às
necessidades educacionais dos alunos (complementares e suplementares).
Entre tais habilidades ou
competências importa destacar o ser capaz de pensar e o ser capaz de aprender.
São habilidades fundamentais ao trabalho e sucesso escolar dos alunos,
oferecendo-lhes oportunidades para o desenvolvimento do potencial de superdotação
na perspectiva da educação inclusiva.
Desenvolver as habilidades
identificadas e oferecer uma formação ampla do individuo de acordo com suas
potencialidades, planejar alternativas de atendimento ao aluno com AH/SD, que
atinjam suas reais necessidades, expectativas dos pais, bem como correspondam à
filosofia educacional das escolas, sem entrar em conflito com o ensino regular,
é um trabalho que deve ser executado com habilidades e critério
No caso das Altas
Habilidades serão aplicados os instrumentais de identificação aos professores,
pais e alunos. Em seguida
será aplicado os instrumentais de observação num período de 4(quatro) meses,
posteriormente será realizada a
matricula e o encaminhamento adequado através do enriquecimento curricular com
oficinas, pesquisas, registros e outros, em horário oposto ao ensino regular
desses alunos com o objetivo de desenvolver as habilidades identificadas e
oferecer uma formação ampla do indivíduo de acordo com suas potencialidades. O
aluno será atendido em ambiente propício e participará de atividades de acordo
com a habilidade detectada. Ou ainda, participará das atividades no Laboratório
de Robótica, os quais serão atendidos por uma professora pedagoga, que recebeu
formação pela SEDUC, para as áreas em questão.
AVALIAÇÃO
E RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A verificação do
rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a verificação
da assiduidade.
A avaliação como elemento do planejamento do
ensino, constituir-se-á em processo sistemático, contínuo, processual, coletivo
e deverá:
I - Ocorrer de forma
sistemática contínua e cumulativa;
II - Basear-se em
objetivos claramente definidos;
III - Realizar-se em
função do aluno, considerando os aspectos cognitivos, psicomotor, afetivo e
cultural;
IV Suceder-se ao longo de
todo o processo de ensino e aprendizagem processando-se bimestralmente o
registro dos resultados obtidos pelos alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental,
observada a escala de notas adotadas (de 0,0 a 10,0, conforme portaria 0446/13/GAB/SEDUC);
V – Considerar os
objetivos e critérios estabelecidos pela escola no seu Projeto Pedagógico e
respectivos Planos de Cursos. Tomando por bases as Diretrizes Curriculares
Nacionais e Referencial Curricular Estadual para o ensino fundamental e ensino
médio.
A verificação do rendimento Escolar ocorrerá
de acordo com os seguintes critérios:
I – Ser expressa em notas
prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados
obtidos no decorrer do ano letivo sobre os eventuais exames finais, quando
adotados pela escola e regularmente em seu regimento;
II - Expressar os
resultados obtido em nota numa escala de 0.0(zero) a 10.0(dez) em todos os anos
escolares do ensino fundamental e médio, inclusive para os alunos do 1º ano do
ensino fundamental;
III -
Observar os critérios de distribuição da escala de notas adotada:
a) Atividades em Classe - AC - 3,0 pontos;
b) Atividades
Extraclasses - AEC - 2,0 pontos;
c)
Avaliação Escrita - AE - 5,0 pontos.
Art. 215 Aos estudantes da Educação
Especial é assegurada avaliação diferenciada de acordo com regulamentação
específica
O ano letivo constitui-se de 4 (quatro)
bimestres, no decorrer dos quais serão, feitos testes parciais, provas
parciais, provas bimestrais, trabalhos, relatórios, cujas notas deverão ser
expressas em inteiro ou meio.
Para
aprovação do aluno, nas atividades disciplinares ou áreas de estudo, serão
conjugadas a avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade.
§ 1º - Na avaliação do
aproveitamento a ser expresso em notas, prepondera os aspectos qualitativos
sobre os quantitativos;
§ 2º O aluno de
aproveitamento bimestral insuficiente, receberá estudos de recuperação;
§ 3º Os dias destinados à recuperação dos alunos não serão
computados como dias letivos;
§4º Os alunos tem direito a estudo de recuperação da
aprendizagem em todos os componentes curriculares;
§5º Os estudos de recuperação da aprendizagem são
obrigatórios e os dias e carga horária destinados os mesmos não serão
computados como dias e horas letivos;
§6º A definição da forma de recuperação
da aprendizagem adotada deverá ser de acordo com a portaria 0446/201SEDUC Ao
estudante com dificuldade de aprendizagem e/ou baixo rendimento escolar será
garantido obrigatoriamente estudos de Recuperação Paralela ao período letivo e
Recuperação Bimestral, A Recuperação Paralela consiste na intervenção contínua
incidente sobre cada conteúdo ministrado e visa superar as dificuldades
detectadas no processo de ensino e aprendizagem e ocorrerá mediante o ensino, a
avaliação diagnóstica e ações de intervenção ao longo do bimestre,
processando-se:
I-
continuamente na ação permanente em sala de aula pela qual o professor a partir
das intervenções desencadeadas criará novas situações de aprendizagens e dará
atendimento aos estudantes que dela necessitarem por meio de atividades
diversificadas; e
II-
em horários diversos das aulas regulares, com frequência obrigatória:
a)
no turno oposto ao de matrícula do estudante;
b)
antes ou após as aulas regulares do turno de matrícula do estudante e outros.
Após os estudos de Recuperação Paralela o
estudante que não alcançar nota bimestral 6,0 (seis) em cada componente
curricular será submetido a estudos de Recuperação Bimestral, devendo
prevalecer a maior nota obtida.
§7º As aulas de recuperação bimestral deverão ocorrer em
horário normal aos oferecido pela escola durante o ano letivo
§8º Não haverá estudo de recuperação por insuficiência de
freqüência.
§ 7° O aluno do 1º ano do
ensino fundamental de 9 (nove) anos terá progressão continuada desde que tenha
a freqüência mínima em Lei.
Parágrafo único –Para fins
de aprovação serão processados registro do rendimento dos alunos após estudos
de recuperação, prevalecendo a maior nota obtida conforme a escala de notas
adotada.
O
estudante será promovido nas seguintes condições:
I
- quando obtiver Média Anual igual ou superior a 6,0 (seis) em cada componente
curricular, conforme as fórmulas a seguir:
a)
cursos anuais:
MA
= 1ªNB + 2ªNB + 3ªNB + 4ªNB
4
b)
cursos semestrais organizados de forma sistemática - EJA:
MA
= 1ªNB + 2ªNB
2
Legenda:
MA =
Média Anual referente ao ano escolar
NB =
Nota Bimestral.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental “EEEF.M
16 DE JUNHO” em 2013, oferecerá estudos
de recuperação final.
PLANEJAMENTO
O planejamento é feito de
acordo com as seguintes especificações:
- Anual, realizado após um
período de pré- requisito de 15 dias, realizado de forma participativa
envolvendo professores por ano e áreas de trabalho;
- De acordo com PORTARIA
Nº 0446/13-GAB/SEDUC, deverá conter as
seguintes etapas de elaboração dos Projetos de Operacionalização do Horário de Planejamento,
da Recuperação e do Reforço Escolar.
I-
OBJETIVOS
Demonstram
os resultados que se quer alcançar a curto, médio e longo prazo.
II-
METAS
Demonstram
os resultados que se pretende alcançar dei maneira quantitativa com a definição
de prazo e resultados.
III-
METODOLOGIA
Detalha
o desenvolvimento da ação em todas as suas etapas, visando à consecução dos
objetivos e metas propostas, de maneira clara e objetiva.
IV-
CRONOGRAMA Apresenta a visualização gráfica, tabela ou quadro de quando se desenvolverá
cada etapa do projeto.
V-
RECURSOS
Demonstram
todos os recursos necessários à execução eficiente do projeto, especificando os
recursos disponíveis e os necessários a partir da realidade da escola, de suas
possibilidades efetivas, considerando os objetivos e as metas do projeto.
VI-
AVALIAÇÃO
Verifica
se os resultados parciais e finais correspondem ao planejado, determinando as
possíveis correções e ratificando os objetivos alcançados e as metas superadas.
Deve
demonstrar a forma pela qual o Projeto será avaliado, seja por meio da
observação, da aplicação de instrumentais, levantamento estatístico dos
resultados antes e após execução do Projeto e outros que validem o trabalho
desenvolvido.
VII-
ANEXOS
Todo
material e/ou instrumental necessário ao entendimento do Projeto e que
assegurem o desenvolvimento efetivo do mesmo.
caracterização: clientela
Ao elaborar o Projeto Pedagógico Educacional da
Escola foi necessário diagnosticar o perfil da clientela que aqui é atendida,
196 alunos distribuídos do 1º ao 5º ano. Constatou-se que apresentam uma faixa
etária entre 06 a
19 anos de idade, havendo um índice acentuado entre os 6 a 14, anos, a escola atende
09 alunos de inclusão sendo que 01 aluno 2º ano A, 01 aluno 2º ano B, 02 aluno 3º ano B, 02 alunos no 4º B, 01 aluno 5º ano A., 01 aluno 5º ano B, 01
aluno 5º ano c.
Alunos do 1º ano A, (15 alunos), sendo que
destes:63% são católicos, 37% evangélicos, a renda mensal da família é de 21%
menos de um salário, 50%, de dois a três
salários mensais, e 29% dos alunos mais de três salários mínimos ao mês,
74% dos alunos moram próximos da escola, 63% dos alunos nasceram em Rondônia,
72% dos alunos tem entre 2 a 4 pessoas que moram na mesma casa, sendo 74% das
casas de madeira, 50% dos alunos tem acesso a internet em casa,63 dos pais tem
ensino médio completo,13% primeiro grau incompleto,24% nível superior completo.
1 ano B 17 alunos, 53% dos alunos católicos, 47%
evangélicos, 16% dos alunos tem a renda familiar até um salário mínimo, 65% de
dois a três salários e 19% mais de três salários mínimos.75% dos alunos moram
próximo a escola 66% dos alunos são rondoniense,54% mora numa casa com 5 a 7 habitantes, 100% dos alunos moram em
casa de madeira 53%. Tem acesso a internet em casa, 75% dos pais possuem
primeiro grau,15% ensino superior. 10% ensino médio.
2º ano A
22 alunos, 45% dos alunos são evangélicos, 55% católicos, 31% alunos tem renda
mínima inferior a um salário mínimo, 45% dos alunos renda entre um a dois
salários mínimos, 16% entre dois a três salários e 8% mais de três salários mensais.77% dos
alunos moram próximos da escola70% dos alunos moram numa casa com 2 a 4
pessoas, 95% das casas de madeira e 5% de alvenaria.38% dos alunos tem acesso a
internet em casa.47% dos pais primeiro grau, 27% segundo grau e 26% ensino
superior.
2 ano B –
23 alunos destes 40% dos alunos são católicos, 60% dos alunos evangélicos, 27%
dos alunos tem renda familiar inferior a um salário mínimo, 54% de um a dois
salários, 19% dos alunos mais de três salário mínimo, 80% dos alunos nasceram em Rondônia, 18% dos
pais nível superior,20% dos pais segundo grau e 62% dos pais primeiro grau.
3º ano A
18 alunos 33% católicos, 11% espíritas,
66% evangélicos. 44% dos alunos tem renda mínima menor ou igual a um salário mínimo, 33% de um a dois salários
e 23% mais de três salários mínimos 67% dos alunos são rondonienses, apenas 22%
dos alunos tem acesso a internet e casa, 50% dos pais tem primeiro grau, 23%
superior e 27% ensino médio.
3º B- 20 alunos- 40% dos alunos evangélicos, 60%
católicos, 26% dos alunos recebem menos de um salário mínimo, 40% de um a dois
salários, 34% mais de três salários mínimos.87% dos alunos moram próximos da
escola. 74% dos alunos são rondonienses.13% dos pais tem ensino superior, 20%
nível médio e 67% dos pais 1º grau
completo.
4º ano A 16 alunos-60% dos alunos católicos e
40% evangélicos, 13% dos alunos menos de um salário mínimo,66% dos alunos de um
a dois salários e 21% dos pais mais de três salário mínimos mensais.73% dos
alunos moram próximos da escola, 74% dos
alunos nasceram em Rondônia. 26% dos alunos tem acesso a internet, 54% primeiro
grau, 34% segundo grau, 12% ensino superior.
4 ano B,15 alunos,
54% católicos, 46% evangélicos,
34% dos alunos renda familiar menor que um salário, 46% de um a dois
salários e 20% mais de dois salários mínimos, 61% dos alunos nasceram em
Rondônia,34% dos alunos tem acesso internet em casa, 90% dos alunos moram em
casa de madeira,75% dos pais tem o primeiro grau, 20% segundo grau e 5% nível
superior.
5º ano A 20 alunos- destes 53% são católicos, 13%
são espíritas e 34% são evangélicos,10% das famílias tem renda inferior a um
salário mínimo, 63% dos pais de um a dois salários mínimos mensais e apenas 27%
dos PIS tem renda superior a três salários mínimos.Em relação a escolaridade
68% dos pais primeiro grau, 16% nível superior e 16% nível médio.
5ºB 15 alunos- destes 55% são católicos e 45% são
evangélicos.27% tem renda familiar menor que um salário mínimo, 45% de um a
dois salários, 28% os pais mais de três salários mínimos, 90% dos alunos são
rondoniense, 40% dos alunos tem acesso a internet em casa, 36% dos pais tem
primeiro grau,64% dos pais tem ensino médio.
5º ano C 16 alunos-50% dos alunos são evangélicos,
50% são católicos, 36% dos alunos tem renda familiar abaixo de um salário
mínimo- 40% de dois a três salários e 24% mais de três salários mensais. 70%
dos alunos são rondoniense, 36% dos alunos tem acesso a internet em casa, em
relação a escolaridade dos pais.42% primeiro grau, 38% segundo grau e 20%
superior
Outros dados importantes contidos no demonstrativo
são os altos percentuais apontados quanto aos professores envolvidos com opção
de exercer a profissão, motivação, mudanças de concepção, conscientização da
necessidade de formação continuada e auto-avaliação de seu trabalho.
Portanto,
podemos observar que os professores estão se comprometendo cada vez mais com o
seu fazer pedagógico, pois a procura pela capacitação por parte dos professores
em nível considerável, a fim de adequarem-se as todos os preceitos que rege a
nova LDB.
A população alvo da nossa escola são acrianças e
adolescentes entre seis a quatorze anos
que tem oportunidades de concluir seus estudos na idade própria.
Após estudo dos dados,
realizado através de um questionário
aplicados com os alunos, professores, funcionários e pais.
Número atual de funcionários da escola são 51
funcionários, os quais estão distribuídos nas seguintes funções entre: 02 diretoras,
01 supervisoras, 03 secretaria, 01 na orientação, 01 na sala de leitura, 01 na
biblioteca, 01 na videoteca, 02 na sala de AEE; 01 Psicopedagoga; 02 Programa
Mais Educação; 01 na Rádio Escolar; 01 LIE; 01 Mesas Educacionais; 01 Laboratório
de Robótica/Altas Habilidades; 02 porteiro, 02 vigias, 02 inspetoras de pátio;
06 merendeiras, 08 zeladora, 12 professores de 1º a 5º ano.
Levando em consideração o número total de
professores com nível superior, acreditamos que a escola está apta para
oferecer a seus alunos uma educação voltada para atender as necessidades atuais
da sociedade, pois a formação superior é hoje a condição básica para a
realização plena de um trabalho pedagógico que leve o aluno a construir seu
próprio conhecimento e a conquista da cidadania.
Outros dados importantes contidos no demonstrativo
são os altos percentuais apontados quanto aos professores envolvidos com opção
de exercer a profissão, motivação, mudanças de concepção, conscientização da
necessidade de formação continuada e auto-avaliação de seu trabalho.
Portanto,
podemos observar que os professores estão se comprometendo cada vez mais com o
seu fazer pedagógico, pois a procura pela capacitação por parte dos professores
em nível considerável, a fim de adequarem-se as todos os preceitos que rege a
nova LDB.
EDUCAÇÃO
A educação é uma arte particular, bem
distinta de todas as outras e que, por conseqüência, exige um estudo especial;
que não é, aliás, nem a mais fácil de estudar e nem a mais fácil de se praticar;
ela exige disposições e uma vocação muito particulares; exige qualidades morais
que não dadas a todos os homens, tais como uma paciência e uma sabedoria a toda
prova, uma firmeza misturada à doçura, uma grande penetração para sondar os caracteres, um grande
império sobre si mesmo, a vontade e a força de domar as próprias paixões , enfim todas as qualidades que se
quer transmitir àqueles a quem se quer educar.
As concepções pragmáticas concebem a educação como um processo iminente
ao desenvolvimento humano, cujo resultado é a adaptação do indivíduo ao meio
social.
Por
isso, educar-se é desenvolver-se , é auto –atividade provocada pelos interesses
e necessidades do organismo, suscitados pelo ambiente físico e social. É pela
experiência, nas interações entre organismo e meio, que o indivíduo desenvolve
suas funções cognitivas.
“A educação não é a preparação para a vida, é
a própria vida (...) A educação é uma constante reconstrução ou reorganização
da nossa experiência, que opera uma transformação direta da qualidade da
experiência, isto é, esclarece e aumenta o sentido da experiência e, ao mesmo
tempo, nossa aptidão para dirigirmos o curso das experiências subseqüentes.”
(Dewey, 1979:83).
A educação é a arte de formar homens, de desenvolver sua inteligência e
lhes dar instrução própria às suas necessidades. Nisso como em todas as outras
coisas, não basta conhecer o objetivo a ser atingido é preciso ainda conhecer
perfeitamente o caminho que se deve percorrer. (Pestallozzi).
1. DEFINIÇÃO DAS CONCEPÇOES
A concepção de educação da
escola baseia-se em: Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos
ou "histórico-crítica Difusão dos conteúdos Conteúdos culturais universais
que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte
de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber
sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador
entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos
alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda . Snyders Demerval Saviani.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS:
Teoria e
prática se acham intimamente relacionadas e auto-exigentes numa praxes social,
histórica, como tal vinculada sempre de novo à teoria que a faz praxes reflexiva.
Para Paulo
Freire, a pedagogia deve deixar espaço para o aluno construir seu próprio
conhecimento, sem se preocupar em repassar conceitos prontos, o que
freqüentemente ocorre na prática tradicional, que faz do aluno um ser passivo,
em quem se “depositam” os conhecimentos para criar um banco de respostas em sua
mente.
O homem desenvolve relações entre a ação e reflexão
por meio da experiência concreta. “Não pode haver reflexão e ação fora da
relação homem-realidade”- relação que se cria quando o homem compreende sua
realidade e a transforma. Por sua vez, ao transformar sua realidade, o homem se
modifica, modificando sua ação e sua reflexão em um processo dialético.
Portanto, educação é uma busca constante do homem, que deve ser o sujeito de
sua própria educação. O homem “não pode ser o objeto dela. Por isso, ninguém
educa ninguém”. (Freire, 1979, 17.28).
A escola oferece oportunidade de estudar em sua
idade própria propomos um ensino com um currículo que contemple conteúdos
significativos e necessários interagindo
com a natureza e o mundo social, tendo como ponto fundamental o respeito à
diversidade cultural e suas experiências de vida.
Esta necessidade de mudanças no currículo se torna
necessário pois compreendemos que a educação é uma forma de intervenção no
mundo de transformação político-social. Considerando ser uma educação de Jovens
e Adultos na sua maioria trabalhadores há a necessidade de um currículo que
venha atender a superação de sua auto-estima, o desenvolvimento da
sociabilidade, a vivência dos valores democráticos, o desenvolvimento da
responsabilidade pessoal pelo bem-estar comum, e melhore preparo para o
desenvolvimento profissional.
Para isto torna-se necessário superar velhos
paradigmas que limitam a prática pedagógica a mera transmissão de conhecimentos
partindo da concepção de Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: “Saber ensinar não é transferir conhecimentos
mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”.(1996:52)
Propomos a reorganização curricular em áreas de
conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa
perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização com disponibilidade e
valorização do diálogo entre o educador
x educando, educadores x educadores favorecendo o fazer coletivo, a reflexão
crítica, tornando o conhecimento como
sujeito do conhecimento, agente de sua própria história, lembrando que para
aprender não há idade e todos devem ser assegurados de direitos iguais. Com
objetivo e aprofundamento dos conteúdos em sala de aula, numa dinâmica de
interação entre professor/aluno e
aluno/aluno na construção do seu próprio conhecimento.
“Uma escola que não tenha medo de dialogar
com os chamados meios de comunicação.
Uma escola sem medo de conviver com eles, chegando mesmo até, risonhamente a
dizer: venha cá, televisão, me ajuda! Me ajuda a ensinar, me ajuda a aprender”.
( Paulo Freire).
2.1 ESCOLA QUE QUEREMOS
Os grupos definiram as concepção as quais foram; Educação,
Sociedade, Aprendizagem, Avaliação, Relação professor/ aluno.
A escola que queremos dentro da a Educação que seja preparada para a cidadania , que ofereça valorização profissional, ampliação
do espaço físico : vestuário na quadra, auditório, cabana para projetos de
leitura e reforço.
A Escola que queremos
dentro da Aprendizagem sonhamos
com uma escola que tenha menos teoria e mais prática, para que no futuro
possamos ser bons educadores. A Escola que queremos dentro da Avaliação;
contínua participação; oral e escrita, assiduidade, pontualidade, disciplina e
respeito mútuo. Diagnóstica; pesquisa, trabalho
escritos e seminários .
A Escola que queremos
dentro da Relação Professores / aluno; os professores não devem
considerar que os alunos são uma pedra em seu caminho, eles ter compreensão e
diálogo.
A Escola que queremos
dentro do Currículo Precisa-se ressaltar, primeiramente, que
queremos uma escola que fertilize a busca
do saber e a alegria de educar em
seus mestre; uma escola que eduque não apenas a mente, mas também a alma, que
oportunize um crescimento pessoal,e futuramente profissional.
Queremos uma
escola que discuta todos os assuntos,
conteúdos e objetivos de forma explicita e autentica com seus educandos; que propicie a aquisição de novos conhecimentos de forma dialética, que promova
o saber ouvir, o pensar, o experimentar, o refletir, a curiosidade, a
descoberta. e que, com tudo isso, não somente ensinasse, mas também aprendesse.
A escola que queremos aquela onde todos os
educadores sejam amante e a admiradores
da nossa língua, nossa poesia, nossa literatura, nossa terra, nossa pátria,
nosso planeta... Que possam transmitir e cultivar aos alunos este amor, de
maneira clara, espontânea, comprometida e responsável; que possam moldar
cidadãos que sejam críticos e ativos capazes de lutar pelos seus idéias,
conhecendo a movendo-se neste mundo abarrotado de constantes mudanças. Enfim
queremos uma escola, cujo aprender seja sinônimo de construção e parceria.
Depois desta consciência, da ótica voltada para o
lado humano, almejamos uma escola que seja capaz de apresentar objetivos claros
e definidos, envolver a comunidade no resgate à cultura, ter mais empenho por
parte do professor, tornando as aulas mais dinâmicas.
Apresentar uma videoteca com mídias atuais,
laboratório de ciências, tratamento odontológico, psiquiátrico para nossos
alunos; psicólogos para atender na escola.
1-.
Valores
-
Excelência: Valorizar nossas equipes escolares
- Inovações:
buscar sempre a motivação , procurar solucionar os problemas com profissionalismo
e competência.
-
Respeito pelo individuo: Respeitar a dignidade e os direitos de cada individuo.
2-Nossa
Missão
-
Nossa missão é contribuir para a constante melhoria das condições educacionais
da população visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos num
ambiente criativo inovador e de respeito ao próximo
3-Nossos
Objetivos Estratégicos
–Elevar o desempenho acadêmico dos alunos
-
Melhorar as pratica pedagógica da escola
ANÁLISE
DA REALIDADE PEDAGÓGICA:
A
“E.E.E.F.M. 16 de Junho” oferece Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano. O Corpo docente está composto por professores
pedagogos. O corpo administrativo é composto por profissionais habilitados na
área da educação, sendo a Diretora habilitada em Letras/Língua Portuguesa e Pós-Graduada
em Lingüística e Literatura Infanto-Juvenil; Vice-Diretora, habilitado em
Pedagogia, Pós Graduada Métodos e
Técnicas de Ensino.
O Corpo Técnico Pedagógico é composto por uma supervisora
licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino; Gestão
Escolar e Mídias na Educação. A Orientadora é Pedagoga e Pós-graduada em Gestão
Escolar.
A Escola conta com 12 docentes regentes de sala de
aula do 1º ao 5º Ano, sendo todos com graduação em Pedagogia e pós-graduação na
área em que atuam, com exceção de um professor com graduação em Educação Física.
O
quadro do Pessoal Técnico Educacional Nível I e II são compostos por 21
profissionais, dentre eles, três Agentes Administrativos, sendo: um com Ensino
Médio e dois com Ensino Superior. Dos demais técnicos, dois são concluintes do
Ensino Médio; quatro concluintes do Ensino Superior e uma com Ensino Superior
completo e os demais com o Ensino Fundamental. Dois porteiros concluintes das
quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.
No mundo
contemporâneo pedagogos e professores devem exercer uma atividade genuinamente
prática, implicando a capacidade de decisão, conhecimento operativos e
compromissos éticos, como também novos objetivos, novas habilidades cognitivas,
mais capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio,
capacidade de percepção de mudanças, para tanto, repõe-se a necessidade de
formação geral e profissional implicando o repensar dos processos de
aprendizagem e das formas de aprender a aprender, a familiarização com os meios
de comunicação e o domínio da linguagem informacional, o desenvolvimento de
competências, comunicativas e capacidades criativas para análises de situações
novas e cambiantes”(Libano/2000:144).
Portanto
baseando nesta fundamentação teórica é que os profissionais da Escola 16 de
Junho estão envolvidos no seu aperfeiçoamento profissional, preocupados em
comprometer-se com a escola, com o aprender a aprender, procurando manter-se
informados e falar a mesma linguagem, trabalhando em equipe e possibilitando
aos educandos um desenvolvimento global de suas potencialidades no processo e
ensino-aprendizagem.
PRIORIZAÇÃO DE NECESSIDADES:“A ESCOLA QUE
QUEREMOS”
Dentro da Dimensão Pedagógica / aspectos a
serem melhorados
Aspectos
indicados pelos professores e funcionários:
Tendo
prioridade máxima:
Aprendizagem
dos alunos:
Aperfeiçoamento do professor, cursos de formação .
Metodologia
participativa das aulas: Materiais pedagógicos adequados.
Avaliação da aprendizagem: A avaliação como elemento do
planejamento do ensino, constituir-se-á em processo sistemático, contínuo,
processual, coletivo e deverá ocorrer de forma sistemática, continua e
cumulativa; Basear-se em objetivos
claramente definidos;- Realizar-se em função do aluno, considerando os aspectos
cognitivos, psicomotor, afetivo e cultural; Suceder-se ao longo de todo o
processo de ensino e aprendizagem processando-se bimestralmente o registro dos
resultados obtidos pelos alunos a partir
do 1º ano do ensino fundamental , observada a escala de notas adotadas; Considerar os objetivos e critérios
estabelecidos pela escola
Reestruturação
da Proposta Curricular da Escola, Participação máxima dos envolvidos.
Maior
Participação dos alunos em sala de aula.
Maior acompanhamento
dos pais.Conscientizar os pais sobre o seu papel.
Prioridade moderada:
Reuniões pedagógicas, participação total, onde todos
tenham os mesmos objetivos e interesses em tomadas de decisões.
Planejamento e prática Atividade extra-classe:
Participação em eventos com todos os alunos.
Prioridade
mínima:
Mais eventos de integração para a comunidade
externa. Fazer pouco eventos, mais, com a maior
participação de todos.
Aspectos indicados pelos alunos e pais:
Prioridade máxima
Atualidade dos conteúdos: Ampliação da utilização dos
meios de comunicação;
Utilização dos materiais pedagógica: oficina para
utilização de materiais pedagógica;
Atuação do professor em sala: Unificação dos
projetos;
Prioridade moderada: Conscientização aos pais sobre
as responsabilidades na educação dos filhos;
Cursos de informática: projeto de aquisição da
internet para alunos.
Dimensão administrativa / aspectos a serem
melhorados.
Aspectos indicados pelos professores e funcionários:
Prioridade Máxima
Elaboração do Regimento Interno da Escola - Envolvimento
da comunidade escolar.
Aspectos indicados pelos alunos e pais:
prioridade máxima.
Combate a proliferação do piolho.
Trabalhar a auto-estima:- Promover palestras,
reuniões e grupos de estudos sobre a auto-estima com os funcionários, alunos na
conscientização da importância da auto- estima em nossas vidas.
Prioridade mínima.
Liberação da quadra, é importante que haja
liberação, pois é através desta que conseguimos trazer a comunidade para a
escola.
Conselho de classe -Com critérios, participação e atuação
de professores, alunos e demais funcionários da escola. Que os conselhos sejam
criteriosos, participação e atuação de todos.
Dimensão financeira / aspectos a serem
melhorados.
Prioridade
máxima
-Recursos insuficientes.
Prioridade mínima.
-Melhor aproveitamento dos matérias adquiridos;
Dimensão jurídica / aspectos a serem melhorados.
Prioridade
máxima
Aspectos indicados pelos professores e funcionários:
Grupo de estudo sobre Legislação Vigente.
Avaliação
do p.p.e.
De acordo com a portaria 0446/2013 Art.
3° A escola deverá assegurar a construção coletiva, execução, avaliação e
reconstrução do Projeto Político Pedagógico.
§1º As
escolas reavaliarão o seu Projeto Político Pedagógico no encerramento de cada
ano letivo, ajustando-o de acordo com as especificidades e necessidades da
escola.
Índice de aprovação 2012
Discriminação
|
Movimento Escolar de
|
Resultado Final
|
|||||||
Modalidade de Ensino Ano
|
Nº. de Turmas Série
|
Matricula
Inicial
|
Trans
Ferido
|
Nº.
Evad.
Desistente
|
Matricula
Final
|
Aprov.
|
Reprov.
|
Índice
De
Aprov.
|
Índice
De
Reprov.
|
1ª Ano
|
02
|
49
|
14
|
=
|
35
|
35
|
=
|
100%
|
=
|
2ª Ano
|
02
|
54
|
17
|
=
|
37
|
30
|
07
|
81%
|
19%
|
3ª Ano
|
03
|
43
|
13
|
=
|
30
|
26
|
04
|
87%
|
13%
|
4ª Ano
|
03
|
53
|
09
|
=
|
44
|
44
|
=
|
100%
|
=
|
5ª Ano
|
02
|
31
|
6
|
=
|
25
|
24
|
01
|
96%
|
04%
|
6ª Ano
|
02
|
58
|
15
|
=
|
43
|
36
|
07
|
84%
|
16%
|
7ª Ano
|
02
|
54
|
10
|
=
|
44
|
37
|
07
|
84%
|
16%
|
8ª Ano
|
02
|
40
|
07
|
=
|
33
|
33
|
=
|
100%
|
=
|
9ª Ano
|
01
|
26
|
03
|
=
|
23
|
23
|
=
|
100%
|
=
|
TOTAL GERAL
|
19
|
408
|
94
|
=
|
314
|
288
|
26
|
92%
|
8%
|
Fazem parte do PPPE da escola 16 de junho, alguns anexos tais como:
Regimento Interno da Escola;
Planejamento anual o 1° ao 5° ano;
Projetos;
Plano de ação ;
Inventario do patrimônio da escola
Marcos legais (Coletânea de Leis, decretos, normativas e portarias)
Como são documentos extenso fica inviável sua publicação aqui no entanto estão disponíveis na supervisão, direção e secretaria escolar.
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