GOVERNO DO ESTADO DE
RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÃO DE
ENSINO DE VILHENA
E.E.E.F.M 16 de Junho
A cultura popular, caracterizada pelo conjunto de manifestações
culturais de um povo, está diretamente relacionada ao saber tradicional e
popular. Manifesta-se por meio de literatura, danças, cantos, músicas e artes
plásticas. É dinâmica, não está congelada no tempo e no espaço.
Colorado do Oeste
2012
BRAVA GENTE
BRASILEIRA
I – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NOME
DA ESCOLA: EEEFM 16 de Junho
LOCALIZAÇÃO: Avenida
Rio Madeira nº 4870 fone: 0xx69 3341-2715; E-mail: eeefm16dejunho@hotmail.com.
BLOG -
http://escola16dejunhocolorado.blogspot.com
Colorado do Oeste - Rondônia
Código do inep: 11035110 Número de alunos: 366
Idealizadora do projeto tatiana avelar DOS SANTOS
AutorEs do projeto:
Professores: Cícera, Maria Rita, Diva, Sirlene, Maria Socorro,
Aparecida, Cacilda, Claudia, Gessi, Claudélia, Iraci, Rosilene, Silvia,
Tatiane, Angela (Coordenadora do Laboratório de Informática) , Valdecira, (Supervisora)
Sandra (Vice Diretora), Cleonice (Diretora), Lúzia (Supervisora), Vanilza
(Coodenadora Altas Habilidades), Valdinéia (Orientadora) Irinéia ( Coordenadora
Mais Educação) Iracilda, Irene, Maria Laura, Juvenal, Erondina, Edinéia(
Interprete de Libras) Ladira e Damares-
(Cozinheira), Priscila (zeladora), .
Público alvo: Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino
Fundamental, e Ensino Médio.
áreas de conhecimentos: cultura Regional, História, Língua
Portuguesa, Arte, Geografia.
conteúdos a serem EXPLORADOS:
Culturas do Brasil
II-
APRESENTAÇÃO
A
cultura é um conteúdo interdisciplinar porque faz parte dos costumes do povo,
conhecer é valorizar a história.
III – OBJETIVOS:
3.1 GERAL:
Proporcionar
ao aluno o conhecimento e a compreensão dos aspectos culturais e do processo de
formação histórica e cultural e dos saberes e fazeres do Brasil, contribuindo
para o desenvolvimento de comportamentos de valorização e preservação do
patrimônio histórico-cultural.
ESPECÍFICOS:
Entender os
fundamentos, conceitos básicos e as várias expressões da cultura e de como esta
se manifesta.
Compreender a formação histórico/ sócio-cultural.
Promover o estudo a cerca dos temas históricos, culturais e geográficos.
V – METODOLOGIA
Após análise e discussão sobre o tema Cultura
Regional, as tarefas ficaram assim definidas:
REGIÃO
NORTE: Por ser a região por nós
orgulhosamente habitada o prato típico servido no lanche foi o Caldo de peixe,
preparado pelas merendeiras Damares e Ladira,
com a colaboração das professoras Edinéia e Erondina.
Dança do Carimbó e Lendas Folclóricas -
Professoras: Cláudia, Maria socorro, Aparecida, Cacilda e Maria Rita.
REGIÃO
SUDESTE: Dança Folia de
Reis - Professoras: Gessi, Claudélia e Iraci. Samba – Professoras: Rosilene e
Silvia.
Coreografia do hino: Jeito brasileiro de louvar-
Professoras: Sirlene, Cícera, Diva, zeladora Priscila.
REGIÃO SUL: Dança da roseira -
Professoras: Angela, Valdinéia, Vanilza, Valdecira, Lúzia, Iracilda,
Sandra, Irinéia.
REGIÃO
CENTRO-OESTE: Dança Country - Angela, Valdinéia, Vanilza, Valdecira, Luzia, Iracilda, Sandra, Irinéia.
REGIÃO
NORDESTE: Literatura de
cordel - Professoras: Maria Laura e Irene.
Fotógrafas - professoras Vanilza, Valdecira.
Filmagem - Secretário- Odair
Locução Diretoras: Sandra e Cleonice.
Sonoplasta:
Jairo (secretaria) (som do trem )
Responsável
pelas músicas; Gessi, Vanilza, Valdecira, Socorro
Responsáveis
pelos ingredientes caldo de peixe: Aparecida, Cacilda, Trindade, Sandra,
Cleonice, Valdecira, Maria Laura, Silvia, Neivo, Irene.
Músicas
populares e gospel- professores: Vanilza e Adriano.
Dia
15 de novembro realizar a socialização dos trabalhos realizados para alunos e
comunidade local, publicar o projeto e fotos no blog da escola.
VI – RECURSOS
.Figurinos diversificados:
Cangaceiros, Country, gaúcho, prenda, carimbó, folclore, Iara,
Guaraná, Açaí, boto, boi tata, roupa dos foliões, presidente Dilma, Rei Pelé ,
bruxa, Tiradentes, quituteira, Reis magos, mapas das regiões, Maria, José,
Jesus, presidente Juscelino Kubitschek, Rainha Chica da Silva , Chico Xavier.
VII -
CRONOGRAMA
ANO 2012
MÊS
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
Apresentação do projeto
|
|
|
|
x
|
|
|
|
|
|
|
Elaboração do projeto
|
|
|
|
x
|
x
|
|
|
|
|
|
Pesquisa
|
|
|
|
|
x
|
x
|
|
|
|
|
Construção do figurino
|
|
|
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
|
Ensaios
|
|
|
|
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Conclusão do projeto
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
Avaliação do projeto
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VIII – AVALIAÇÃO
Será feita de forma contínua no decorrer das
atividades, os registros serão fotográficos e publicado no blog da escola.
X- Referências
BIBLIOGRÁFICAS
ARANTES,
Antônio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2004.
(Coleção Primeiros Passos).
BRANDÃO,
Antônio Carlos e DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos culturais da juventude.
São Paulo: Moderna,1990. p. 9-12 (Coleção “Polêmica”).
BRANDÃO,
Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 2003.
(Coleção Primeiros Passos).
CALDAS,
Waldenyr. Cultura. São Paulo: Global Editora, 1986.
Nenhum comentário:
Postar um comentário