PROJETO PEDAGÓGICO TÍTULO DO FILME: CENTRAL DO BRASIL
PARCERIA TV ESCOLA E 5ºANO
Duração/Gênero: 112 min., drama
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA- EEEFM 16 de Junho
ENDEREÇO- Avenida Rio Madeira 4870
AUTOR DO PROJETO- Professoras: Claudélia Boecker e Valdecira Moreira
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA- EEEFM 16 de Junho
ENDEREÇO- Avenida Rio Madeira 4870
PUBLICO ALVO alunos do 5º ano B da escola EEEFM 16 de Junho
AREA DE CONHECIMENTO –Projeto interdisciplinar (Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, História)
Objetivo:
Analisar criticamente a realidade social do Brasil para um melhor posicionamento em relação ao meio em que vive.
Conhecimento prévio:
Saber quais são as fragilidades do país nos âmbitos social, cultural e econômico.
Atividade motivacional:
Sugestão: utilizar o Atlas Geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades. Projetar um filme, na sala multimídia, que trate desse tema. Sugestão de filme: Central do Brasil, que mostra a realidade de áreas mais pobres do país. Após discutir cenas importantes do filme e qual a mensagem que passa à população, o aluno poderá pesquisar em revistas, jornais, internet, alguns temas surgidos nas discussões, em sala de aula, sobre o filme, e registrá-las no caderno.
Encaminhamento metodológico:
Promover discussão entre os alunos, apontando como as transformações no espaço geográfico têm lado positivo e negativo, e como isso pode afetar as relações entre as pessoas.Solicitar que seja elaborado um mural com fotos, artigos de jornais, reportagens, mapas, etc., que ilustrem as desigualdades sociais do país e o que foi estudado. O mural poderá ficar exposto em sala de aula ou na escola.
CONTEÚDO – GEOGRAFIA - PROCESSO MIGRATÓRIO
Fugindo dessas realidades pavorosas da cidade grande, a ex-professora Dora e o menino orfão de mãe percorrem o interior do Brasil, de ônibus, como caronas de um caminhoneiro ou na carroceria de um caminhão que transporta romeiros. Seguem país adentro, chegam a lugares improváveis na nossa imaginação (mas que estão lá, acreditem, para que possamos conhecê-los e ajudar a mudar sua condição de atraso), descobrem um país muito diferente daquele a que estavam acostumados na cidade grande, percebem a intensa religiosidade que reveste as comunidades pelas quais passam e vivenciam um pouco da pobreza que assola nosso sertão
LÍNGUA PORTUGUESA - A história de Dora (Fernanda Montenegro, em atuação excepcional), que escreve cartas na estação Central do Brasil para pessoas analfabetas já constitui um quadro ao qual devemos nos ater. Quantas e quantas pessoas nesse país-continente ainda não sabem ler ou escrever? Que consequências o drama do analfabetismo traz para nosso país? Dá para imaginar o que significa não ser capaz de ler uma placa, um cartaz, o letreiro de um ônibus ou um artigo de jornal? Será que algum dia conseguiremos deixar para trás essa tremenda maldade a que estão submetidos alguns milhões de brasileiros? O que podemos fazer para superar essa chaga que anualmente mata milhares de possibilidades para cada um desses analfabetos?
Central do Brasil" é um filme exemplar no que se refere a sua capacidade de nos emocionar e mobilizar perante situações críticas pelas quais passam milhares (ou milhões) de pessoas em vastas áreas de nosso país. Nos permite dissertar sobre o tema, comparar diferentes realidades, identificar paisagens, entender o sentimento religioso dessa população humilde e nos posicionar perante grandes problemas nacionais
ENSINO RELIGIOSO
Dora não é nenhuma santa, pelo contrário, é pecadora dessas que imaginamos poder arder no inferno. Ela cobra para escrever e enviar as cartas para pessoas que vivem a margem desse incrível mundo das letras mas nunca as envia. Se apropria de casos, intimidades e detalhes da vida dessa gente sem que eles se deêm conta disso e não permite que o que lhe foi comunicado chegue as pessoas as quais se destinavam verdadeiramente essas notícias. Ironicamente ela passa a ser portadora de uma nova mensagem, em carne e osso, que responde pelo nome de Josué, sem que nem ao menos estivesse interessada nisso.
HISTÓRIA
Como não queria perder tempo com o menino, chega a oferecê-lo a um traficante de orgãos e vende-o sem grandes problemas para sua consciência. Chegamos a outro ponto importante do filme, nesse momento percebemos a perniciosidade do capitalismo num país atrasado como o nosso. Vender crianças, orgãos, negociar seres humanos em troca de dólares no lucrativo e ilícito mercado negro (movimentado por verdadeiras máfias ao redor do globo) constitui o ponto mais baixo de qualquer existência.
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Site da Unesco para pesquisa sobre desigualdade social no Brasil:
http://www.unesco.org/pt/brasilia/
Sugestão de textos on-line para pesquisa e comparações:
http://www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u112798.shtml
http://www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm
Avaliação:
Responda:
1) De acordo com o que foi estudado, o que gera a desigualdade no país?
2) Qual o estopim dessa desigualdade?
3) Por que os governantes não conseguem acabar ou, ao menos, minimizar tal desigualdade?
4) Em termos de mundo, a situação vivida pelo nosso país o prejudica economicamente?
BIBLIOGRAFIA
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=3443203704304aa9b0d42268152370fa
Sugestões de filmes com objetivos pedagógicos
Central do Brasil
TÍTULO DO FILME: CENTRAL DO BRASIL (Brasil-1998)DIREÇÃO: Walter Salles
ELENCO: Fernanda de Oliveira, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella Freitas.
RESUMO
O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai.
Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco
CONTEXTO HISTÓRICO O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido.
A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência.
O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, geralmente a mais pobre e mais sofrida.
A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano
Você pode baixar o vídeo no yutub
http://www.youtube.com/watch?v=pd_IWrvIaXc ou em
em http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=271
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